Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Segunda - 12 de Novembro de 2012 às 15:51

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
As Olimpíadas Escolares 2012 acontecem entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro
As Olimpíadas Escolares 2012 acontecem entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro

Sete locais que estão sendo reformados para receber as Olimpíadas Escolares 2012 foram vistoriados, no sábado (10.11), em Cuiabá, pelo governador Silval Barbosa. Também participaram da visita o prefeito Chico Galindo e equipes técnicas. Silval Barbosa ficou satisfeito com o andamento das obras e destaca que a Capital vai “fazer bonito”, tornando-se modelo para o restante do Brasil.

A equipe visitou a Universidade Federal de Mato Grosso (ginásio e a pista de atletismo) , as quadras poliesportivas das escolas estaduais Presidente Médici e Professora Vera Pereira do Nascimento, os ginásios Verdinho, João Balduino Curvo (Quilombo) e da AABB, além do Palácio das Artes Marciais. Silval disse estar confiante na equipe organizadora do evento. “Pelo que deu para perceber, onde nós visitamos, a estrutura está boa e tudo dentro do prazo. Acredito que vamos ter aqui uma das maiores Olimpíadas, colocando como modelo para o resto do Brasil. É uma parceria entre governo estadual, prefeitura e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e todos os recursos necessários já foram disponibilizados”, avaliou o chefe do executivo estadual.

Cuiabá vai receber a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos, segundo informações do COB. Serão aproximadamente seis mil pessoas entre atletas, treinadores, árbitros e voluntários, e 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participando. “Em número de competidores, é maior que a Copa do Mundo aqui em Cuiabá. É uma preocupação muito grande pra nós do Governo, em conjunto com a prefeitura, organizar tudo isso junto com o COB. Sem dúvida nenhuma é um evento que servirá como modelo para a Copa de 2014”, enfatizou o governador.

Chico Galindo lembrou que todas as secretarias, estaduais e municipais, estão envolvidas de alguma forma na realização do evento. “Quero agradecer ao governador Silval Barbosa e ao secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, por essa parceria. Geralmente é o município que faz, mas em Cuiabá está sendo o governo do Estado e o município”, afirmou o prefeito, acrescentando que um evento como as Olimpíadas movimenta a economia da cidade, com hotéis lotados e investimentos na área de esporte e lazer.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer explica que além da parte de infraestrutura, ginásios, piscinas, pistas, o Estado também é responsável pela logística interna dos jogos. “Toda a estrutura de preparação dos locais de competição e a logística estão sendo preparados pela Secretaria de Esporte e das demais secretarias, além da prefeitura e parceiros. Foram investidos cerca de 12 milhões de reais, com aproximadamente cinco milhões do Governo do Estado, dois milhões do município e mais cinco milhões do Comitê Olímpico e Governo Federal”, completou.

Na área da Educação, o secretário Ságuas Moraes, destacou que Seduc também está com uma equipe direcionada para o evento. Duas escolas estaduais passam por adequações para receber os jogos e, na avaliação do secretário, a recuperação dos espaços físicos está dentro do cronograma.

O evento - As Olimpíadas Escolares acontecem em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro. A capital mato-grossense receberá atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, que vão disputar medalhas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, xadrez e vôlei de praia). O espetáculo de abertura será realizado no dia 25 de novembro, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/16160/visualizar/