Cuiabá vai receber a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos, segundo informações do COB.
Governador Silval Barbosa visita obras das Olimpíadas Escolares 2012
Sete locais que estão sendo reformados para receber as Olimpíadas Escolares 2012 foram vistoriados, no sábado (10.11), em Cuiabá, pelo governador Silval Barbosa. Também participaram da visita o prefeito Chico Galindo e equipes técnicas. Silval Barbosa ficou satisfeito com o andamento das obras e destaca que a Capital vai “fazer bonito”, tornando-se modelo para o restante do Brasil.
A equipe visitou a Universidade Federal de Mato Grosso (ginásio e a pista de atletismo) , as quadras poliesportivas das escolas estaduais Presidente Médici e Professora Vera Pereira do Nascimento, os ginásios Verdinho, João Balduino Curvo (Quilombo) e da AABB, além do Palácio das Artes Marciais. Silval disse estar confiante na equipe organizadora do evento. “Pelo que deu para perceber, onde nós visitamos, a estrutura está boa e tudo dentro do prazo. Acredito que vamos ter aqui uma das maiores Olimpíadas, colocando como modelo para o resto do Brasil. É uma parceria entre governo estadual, prefeitura e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e todos os recursos necessários já foram disponibilizados”, avaliou o chefe do executivo estadual.
Cuiabá vai receber a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos, segundo informações do COB. Serão aproximadamente seis mil pessoas entre atletas, treinadores, árbitros e voluntários, e 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participando. “Em número de competidores, é maior que a Copa do Mundo aqui em Cuiabá. É uma preocupação muito grande pra nós do Governo, em conjunto com a prefeitura, organizar tudo isso junto com o COB. Sem dúvida nenhuma é um evento que servirá como modelo para a Copa de 2014”, enfatizou o governador.
Chico Galindo lembrou que todas as secretarias, estaduais e municipais, estão envolvidas de alguma forma na realização do evento. “Quero agradecer ao governador Silval Barbosa e ao secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, por essa parceria. Geralmente é o município que faz, mas em Cuiabá está sendo o governo do Estado e o município”, afirmou o prefeito, acrescentando que um evento como as Olimpíadas movimenta a economia da cidade, com hotéis lotados e investimentos na área de esporte e lazer.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer explica que além da parte de infraestrutura, ginásios, piscinas, pistas, o Estado também é responsável pela logística interna dos jogos. “Toda a estrutura de preparação dos locais de competição e a logística estão sendo preparados pela Secretaria de Esporte e das demais secretarias, além da prefeitura e parceiros. Foram investidos cerca de 12 milhões de reais, com aproximadamente cinco milhões do Governo do Estado, dois milhões do município e mais cinco milhões do Comitê Olímpico e Governo Federal”, completou.
Na área da Educação, o secretário Ságuas Moraes, destacou que Seduc também está com uma equipe direcionada para o evento. Duas escolas estaduais passam por adequações para receber os jogos e, na avaliação do secretário, a recuperação dos espaços físicos está dentro do cronograma.
O evento - As Olimpíadas Escolares acontecem em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro. A capital mato-grossense receberá atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, que vão disputar medalhas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, xadrez e vôlei de praia). O espetáculo de abertura será realizado no dia 25 de novembro, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins.