Ao todo serão empregados em Cuiabá 1.200 policiais militares que estarão realizando o policiamento ostensivo a pé e motorizado em todos os locais de votação.
Segurança mobiliza aparato operacional para segundo turno da eleição em Cuiabá
Com objetivo de apoiar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no processo de realização, apuração e totalização dos votos no próximo domingo (28.10), a Segurança Pública estará empenhada para garantir a tranquilidade e segurança dos eleitores neste segundo turno da eleição municipal 2012 em Cuiabá.
Ao todo serão empregados em Cuiabá 1.200 policiais militares que estarão realizando o policiamento ostensivo a pé e motorizado em todos os locais de votação. No local de apuração dos votos (Centro de Eventos Pantanal) em Cuiabá estarão fazendo a segurança 180 policiais militares.
O Corpo de Bombeiros estará mobilizado na prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de votação e apuração de votos com um efetivo de 150 militares. Os militares também atuarão no atendimento aos eleitores com necessidades especiais.
Para esse segundo turno em Cuiabá, a Segurança Pública contará com o apoio de cerca de 90 policiais federais com equipes fixas que estarão de plantão na Superintendência da Polícia Federal e na Casa da Cidadania, na Capital, além de apoio móvel no policiamento ostensivo com nove viaturas que estarão circulando na cidade.
“Todo sistema de Segurança estará engajado para garantir a lisura do processo no segundo turno das eleições municipais”, destacou o secretário de Estado de segurança Pública, Diógenes Curado Filho.
Centro de Comando e Controle
Instalado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Centro de Comando e Controle irá atuar em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Eleitoral no sábado (27.10) e no domingo de eleição (28.10) no gerenciamento de eventuais crises que possam ocorrer antes, durante e após as eleições.
O local irá abrigar policiais civis, militares e bombeiros que irão monitorar as ruas de Cuiabá para punir aqueles que forem flagrados jogando "santinhos" nas ruas próximas aos locais de votação na véspera das eleições e praticando a compra de votos.
Os locais de votação da Capital foram mapeados o que irá garantir mais agilidade no atendimento das ocorrências. “Por meio do CCC teremos uma visão geral das cidades garantindo a legalidade do processo eleitoral”, explicou o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.
GGI Eleitoral
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Eleitoral, montado para atuar no primeiro turno das eleições em Mato Grosso, permanecerá neste segundo turno, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Cuiabá.
O GGI estabeleceu instruções norteadoras relativas às ações dos policiais militares e civis acerca dos crimes eleitorais, planos de contingenciamento de transporte de urnas e de recolhimento de propaganda política nos dias das eleições. Discutiu e definiu, ainda, estratégia de deslocamento de policiais para zonas eleitorais.
O GGI eleitoral é composto pelo TRE, Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Eleitoral, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Exército Brasileiro, Guarda Municipal de Cuiabá, Embratel, Correios, Funai, Ibama e Rede Cemat.
O planejamento operacional de atuação da Segurança Pública no dia das eleições em Cuiabá vem sendo definido em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).