Secopa detalha cronograma de obras a empresários e comerciantes
Um público formado por lojistas e donos de postos de combustíveis recebeu, na noite de quarta-feira (27.06), esclarecimentos detalhados sobre o cronograma das obras principais em preparação para a Copa do Mundo. Organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a reunião foi um momento de diálogo entre gestores da Secopa e empresários. É a terceira reunião que a Secopa realiza com comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande para explicar as obras de mobilidade urbana.
“Extremamente importantes nesse momento, as informações foram repassadas de forma clara, com sinceridade e nossas dúvidas foram esclarecidas. Eu que sou da avenida da FEB, por exemplo, tenho que me preparar"”, avaliou o empresário Paulo Carmona, diretor da CDL e dono de uma distribuidora de autopeças em Várzea Grande. Para ele, as informações recebidas facilitam a atuação dos empresários que podem ser pró-ativos.
De forma transparente, o secretário Extraordinário da Copa do Mundo FIFA 2014, Maurício Guimarães, apresentou as ações da secretaria que tem a missão de preparar Cuiabá para o Mundial de Futebol e pediu a contribuição dos empresários para juntos buscar alternativas que minimizem os impactos provocados com as obras.
"Estou aqui para trocar ideias com os senhores do comércio e penso que só vamos conseguir fazer se fizermos juntos, e temos que lembrar que após todos os transtornos teremos ao final uma nova capital, uma cidade da qual teremos orgulho”, disse o secretário lembrando que com o início das obras do VLT os transtornos vão aumentar.
O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, e o adjunto de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, apresentaram o cronograma das interdições, prazos, inclusive do que será feito com o início das intervenções para obras de arte do modal de transportes. Os empresários, liderados pelo presidente da CDL, Paulo Gasparotto, e pelo diretor do Sindipetróleo, Nelson Soares, tiraram dúvidas diversas.
Marcos Guedes, dono de uma grande concessionária na avenida Fernando Corrêa, já teve informação de como será a chegada dos caminhões-cegonha na entrega de veículos. Ele já sabe que terá redução de horário para a circulação de caminhões no local.
TRÊS TURNOS NAS OBRAS
A ansiedade faz com que a população e os empresários cobrem do Governo a execução das obras em ritmo mais acelerado. Maurício Guimarães explicou que existe um contrato e um prazo para que as empresas concluam as obras, e não está previsto triturno no cronograma das empresas e consórcios que atuam nas obras de travessia urbana. Porém, a Secopa está negociando antecipação deste cronograma.
O secretário esclareceu ainda as etapas a serem cumpridas para que as empresas tenham frente de trabalho liberada após as obras de interferência. Com o início da escavação começam também as intervenções para readequação de telefonia, rede elétrica e saneamento (adutoras de água). O posteamento (retirada e recolocação de postes) já está sendo feito e a negociação que teve de ser reiniciada com a concessionária de água também está avançada.
Com essas etapas superadas será possível acelerar o ritmo de execução das obras. Com o Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande o contrato já prevê a execução em três turnos.
O presidente da CDL, Paulo Gasparotto, está conduzindo a negociação de medidas tributárias junto à Secretaria de Estado de Fazenda para os comerciantes atingidos pelas obras da Copa.
Gasparoto agradeceu a equipe da Secopa pelos esclarecimentos. “Sabemos que existem muitas dificuldades do lado dos empresários e do lado do governo, por isso vamos continuar dialogando", disse o presidente da CDL.
Maurício Guimarães destacou o empenho da equipe da Secopa e disse que é o trabalho de um time que se esforça para acertar. Acompanharam a reunião os secretários-adjuntos de Desapropriações, Djalma Sabo Mendes; de Projetos Especiais, Darci Lovato e o Executivo, Arcleidy Dias Pereira.