Cidades-sede da Copa promovem evento em vários países para divulgar suas potencialidades
Começa neste mês de julho os eventos de promoção internacional do Brasil das cidades-sede como destino turístico da Copa do Mundo 2014. A iniciativa é do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), em conjunto com os secretários de turismo dos estados e cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.
Cuiabá, por exemplo, será cidade-sede dia 18 de abril do ano que vem em Lima, no Peru (veja quadro abaixo). Para a secretária Teté Bezerra a iniciativa reforça a promoção e a comercialização das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e seus arredores como destinos turísticos para o mercado internacional. “É a oportunidade que todas as cidades que sediarão jogos da Copa em mostrar o que tem de melhor para mundo. É de suma importância a participação do segmento que envolve os agentes de viagens, operadores de turismo, jornalistas, autoridades locais e investidores”, comenta a secretária.
A primeira cidade-sede anfitriã é Brasília (DF) que realizará dia 05 de julho, próxima terça-feira, em Santiago, no Chile a promoção turística do Brasil no exterior aproveitando as oportunidades que vêm surgindo, especificamente quanto à atenção da mídia internacional pelo País, devido à realização dos grandes eventos esportivos nos próximos anos. De Mato Grosso já confirmaram presença a secretária Teté Bezerra e o secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Mauricio Guimarães.
Serão realizados 14 eventos em diferentes países. Cada cidade-sede será a protagonista em uma edição do evento já decidido por sorteio, que também contará com a presença dos demais estados. “Nosso objetivo é apresentar para profissionais de turismo, imprensa e formadores de opinião estrangeiros os atrativos turísticos, a gastronomia, a música e a cultura das capitais que receberão jogos da Copa”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
A ideia é preparar um espaço para visitação do público durante o evento, com experiências brasileiras por meio de apresentações culturais, degustação gastronômica e shows musicais, além de ações de marketing nas ruas. A programação prevê, também, realização de coletiva de imprensa, palestra de abertura com a presença do secretário de Turismo do Distrito Federal, Otávio Neves, do presidente da Embratur, Flávio Dino e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sobre tema de interesse do Brasil no país em que o evento está sendo realizado, além de exposição sobre turismo, seminários, palestras, e reuniões ao longo do dia.
Os países são Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos (com duas edições), México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Estes países foram escolhidos por fazerem parte da lista prioritária da Embratur.
Agenda
2012
Data – Evento – Cidade Anfitriã
05/07–Chile (Santiago)– Brasília – DF
09/08-Colômbia (Bogotá) – Brasil
23/08–Canadá (Toronto) – Manaus – AM
11/09–Argentina (Bueno Aires) – Porto Alegre – RS
25/09–França (Paris) – Salvador BA
23/10–Portugal (Lisboa) – São Paulo – SP
13/11–Itália (Milão) – Natal – RN
2013
Data – Evento – Cidade Anfitriã
22/01 – Espanha (Madri) – Fortaleza – CE
26/02 – México (Cidade do México) – Rio de Janeiro – RJ
12/03 – Alemanha (Frankfurt) – Recife – PE
26/03 – Inglaterra (Londres) – Curitiba - PR
18/04 – Peru (Lima) – Cuiabá – MT
02/05 – Uruguai (Montevidéu) – Belo Horizonte – MG
21/05 – EUA (Nova Iorque) – Brasil