Até o final do mês, 80% dos trabalhos estarão concluídos
Interdição da ponte Mário Andreazza agiliza andamento da obra
A interdição da Ponte Mário Andreazza durante oito dias para a colocação de 48 vigas pré-moldadas dará mais celeridade ao processo de duplicação iniciado no ano passado. Após a colocação das vigas e a finalização da parte de infraestrutura e mesoestrutura, que deverá ocorrer até 30 de janeiro, a obra estará com 80% dos trabalhos concluídos.
A ponte foi interditada às 8h30 desta segunda-feira que se estenderá até às 17h30 também nos dias 18 (quarta-feira), 20, 22, 24, 26, 28 e 30. Precedida de ampla divulgação através dos meios de comunicação, a interdição exigiu o deslocamento do trânsito para as outras pontes que ligam a Capital a Várzea Grande.
Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) orientavam os motoristas a usarem a ponte Maria Eliza Bocaiúva (Ponte Nova) no bairro da Manga; ponte Júlio Muller (Ponte Velha) bairro do Porto; ponte Sérgio Motta no bairro Praeirinho e Ponte JK no contorno Sul - proximidades do distrito de Bom Sucesso.
A princípio, a colocação das vigas de 28 toneladas e 32 metros de comprimento seria realizada pelo sistema de treliças, sem necessidade de interdição. Mas em função da chuva os aterros que dão acesso às cabeceiras da ponte não suportariam o peso das carretas com as vigas e, de acordo com a Atrativa Engenharia, empresa responsável pela obra, a probabilidade de atolamento aumentaria.
Em fevereiro, a empresa iniciará a construção da laje que dará sustentação à aplicação da manta asfáltica. A nova ponte terá 228 metros de extensão por 11 metros de largura e está sendo construída no sistema de pré-moldados, ao custo de R$ 11,5 milhões. A previsão de entrega da obra, que faz parte da matriz de responsabilidade assinada pelo Governo Federal e governo de Mato Grosso junto à Fifa, é maio de 2012.
Duplicação do corredor Mário Andreazza
Além da ponte, também a rodovia está sendo duplicada. A duplicação começa na ligação com a avenida Miguel Sutil (Av. Ciríaco Cândia) e segue até o Trevo do Lagarto, num total de 9,4 km. A MT-444 é uma das mais importantes rotas de integração entre Cuiabá, Várzea Grande e a região Norte e Noroeste do Estado, pois o trevo do Lagarto é o entroncamento das BRs 070, 163 e 364. A partir desta rodovia é possível acessar uma grande região sem passar pelo centro de Várzea Grande.
O corredor Mário Andreazza também será uma das principais rotas de ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal e ainda facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) que será construído na Barra do Pari, na região da Passagem da Conceição. O COT será o futuro estádio do município, com previsão de grande aporte de veículos em dias de jogos.
A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.
As obras de duplicação da rodovia Mário Andreazza incluem os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e projeto de recuperação do meio ambiente. O prazo para conclusão é outubro de 2012.