COPA 2014: Balanço do fechamento de 2011 do andamento das obras
Arena Pantanal
A obra fechou 2011 com 38% dos serviços concluídos, uma das mais avançadas do país, com previsão de entrega para dezembro de 2012. A construção segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com avanço significativo na edificação da superestrutura. Arquibancadas oeste, leste e norte já estão sendo erguidas. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas.
Corredor Mário Andreazza
A duplicação da ponte Mário Andreazza está com 50% dos serviços concluídos. É a primeira grande intervenção de mobilidade urbana da Grande Cuiabá, iniciada em maio deste ano e prevista para ser entregue em maio do ano que vem. Com a duplicação, a nova ponte terá 228 metros, com 11 metros de largura e está sendo construída no modelo pré-moldado, ao custo total de R$ 11,5 milhões.
Em outubro foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia Mário Andreazza, da Miguel Sutil até o Trevo do Lagarto, num total de 9,4 km, orçadas em R$ 22 milhões. O corredor Mário Andreazza é uma das mais importantes rotas de integração entre Cuiabá, Várzea Grande e a região Norte e Noroeste do Estado. É também uma via que facilita o acesso do Aeroporto Marechal Rondon à Arena Pantanal.
Travessia Urbana
As obras de Travessia Urbana serão realizadas com recursos do governo federal, na ordem de R$ 165,7 milhões. Serão construídos viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB.
Nesta última semana de dezembro, a Secopa publicou os editais de licitação de três trincheiras (Jurumirim/Dante de Oliveira), Santa Rosa e Verdão e um viaduto (Despraiado).
Os editais para as demais obras a serem feitas com recursos do Dnit (viaduto na Orlando Chaves - acesso ao Cristo Rei; adequação da rotatória da Av. Miguel Sutil – Bairro Cidade Alta; adequação da rotatória da Av. Miguel Sutil – Bairro Coophamil e o Complexo Viário do Tijucal (trincheira /viaduto) devem ser lançados no início de janeiro.
Desbloqueio
A Secopa também realiza obras de desbloqueio para criar alternativas de trânsito durante a execução das grandes obras de mobilidade urbana, como o VLT.
Estão em andamento a duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques, o prolongamento da Av. Jurumirim e construção da ponte sobre o córrego Gumitá. Também já foi concluída a pavimentação da estrada do Ribeirão, na região do Ribeirão do Lipa.
Três outras obras estão licitadas e aguardam processo de desapropriação para emissão das ordens de serviço. A Secopa também já publicou edital para licitar uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, que interligará dois pontos importantes da cidade. Outras obras de desbloqueio serão lançadas nos próximos meses.
Estrada da Guarita
A Estrada da Guarita será duplicada em conformidade com o Plano de Mobilidade para Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, no trecho compreendido entre a avenida Ulisses Pompeo de Campos e Passagem da Conceição, totalizando 8,4 quilômetros.
A obra, em fase de licitação, também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.
Câmaras Temáticas
Para concretizar os compromissos assumidos pelo Estado junto a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e a Confederação Brasileira de Futebol, o governador Silval Barbosa decretou a criação de nove Câmaras Temáticas para promover as políticas e ações necessárias para o desenvolvimento Copa do Mundo de 2014.
Conforme o decreto 777/2011, de 19.11.11 foram instituídas as seguintes Câmaras: Transparência, Infraestrutura, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento do Turismo, Tecnologia da Informação, de Educação, Cultura, Esportes e Ação Social e a Câmara Temática Tributária.
Centro Oficial de Treinamento CPA
O COT-CPA será construído em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, atrás do Hospital do Câncer. Além da localização privilegiada, o centro de treinamento terá capacidade para 1.600 torcedores, salas de imprensa, camarote, vestiários, pista de caminhada e estacionamento com aproximadamente 300 vagas. Após a copa, as salas de imprensa e os camarotes serão transformados em salas de aula para capacitação dos bombeiros. O lançamento do edital está previsto para o início de 2012.
Segurança na Copa 2014
A Secopa já iniciou a elaboração do Plano Master de Segurança para Copa do Mundo de 2014, que deve ser finalizado até julho de 2012. Entre as ações já definidas, estão a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de apoio ao Turista e Proteção as Marcas, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias. O foco é organizar a segurança da Copa com a integração e cooperação de todos os órgãos de segurança pública (estadual, municipal e federal), deixando uma legado para o estado no pós-copa.
Aeroporto Marechal Rondon
Em 30.11 foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, que é a primeira etapa da ampliação do aeroporto visando à copa do Mundo de 2014. Até 2013, todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano, obra que deverá custar R$ 87,5 milhões.
Trilogia do Pantanal
Anunciado em setembro deste ano, o projeto “Trilogia do Pantanal” divulgará a maior planície alagável do mundo em mais de 160 países por meio de um documentário que será exibido em três episódios (Terra, Água e Ar) pelo canal National Geographics. A previsão é que a trilogia seja exibida a partir do segundo semestre de 2012, atraindo a atenção de turistas nos quatro cantos do planeta. As filmagens se estenderão até abril de 2012.
Rede Hoteleira
O setor hoteleiro deve crescer 30% até a Copa de 2014. Estão previstas a construção e a ampliação de catorze novos hotéis, o que significa a construção de mais 1.410 apartamentos e 3.644 leitos, totalizando investimentos em torno de R$ 250 milhões. Até 2014 os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Jaciara, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço terão 240 locais receptivos de turistas, entre chalés, hotéis e pousadas, 8.962 apartamentos e 22.084 leitos aptos a receber delegações, turistas, visitantes.
Rodovia Cuiabá – Chapada dos Guimarães
A duplicação do primeiro trecho da Rodovia Emamuel, que liga Cuiabá a Chapada, já foi concluído pela Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana. A cidade de Chapada fica a 60 km da capital e é um importante ponto turístico de Mato Grosso.
Rodovia Cuiabá – Santo Antônio de Leverger
A duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, está em andamento e será importante para facilitar o acesso ao município, muito visitado por quem gosta de uma boa pescaria no Rio Cuiabá.