Jornais de Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra destacam espaço para falar do falecimento do ex-craque do Corinthians
Morte de Sócrates é lembrada pela imprensa europeia
A imprensa europeia também fez sua última homenagem a Sócrates. O ex-jogador, que faleceu na madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ganhou manchetes nos jornais de Espanha, Itália, Portugal e Inglaterra.
O "as", da Espanha, disse que o "Doutor perdeu a batalha contra o álcool" e afirmou que Sócrates formou amelhor Seleção Brasileira depois da de Pelé, com astros "deslumbrantes" como Zico, Falcão e Toninho Cerezo.
A batalha contra a bebida também foi lembrada pelo "Daily Mail". O jornal inglês chamou o ex-corintiano de "ídolo" e chegou a reproduzir algumas declarações dele falando sobre o problema. O jornal também destacou a infeliz coincidência de o ex-jogador ter morrido no dia em que o Corinthians pode ser campeão brasileiro pela quinta vez na história.
Sócrates estava internado desde quinta-feira à noite, depois de ter se sentido mal durante o jantar. O quadro clínico dele chegou a apresentar leve melhora neste sábado, graças a um antibiótico mais potente, que fez regredir o quadro de infecção intestinal. Mas os médicos já vinham alertando que o caso dele era grave.
O ex-jogador estava sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por tratamento dialítico, que consiste na remoção do excesso de líquidos e substâncias prejudiciais acumuladas no organismo do paciente renal crônico. A expectativa era a de que ele permanecesse em observação por pelo menos 72 horas.
Sócrates foi internado na noite de quinta-feira com uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Ele começou a se sentir mal depois de comer estrogonofe no jantar. Não foi confirmado pelos médicos, porém, que tenha sido essa a causa da internação.
Esta tinha sido a terceira internação de Sócrates nos últimos quatro meses. As duas internações anteriores foram para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.