Voto Consciente: TRE treina estudantes para atuarem como mesários voluntários nas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu nesta sexta-feira, 11 de novembro, os alunos das escolas públicas participantes do projeto Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Eles foram treinados pelos servidores do TRE-MT para trabalhar como mesários voluntários em suas escolas, na eleição que acontecerá no dia 17 de novembro, quinta-feira. Aproximadamente 45 estudantes estiverem no treinamento de mesários.
Os alunos representavam as escolas estaduais Marcelina de Campos, Dione Augusta e Raimundo Pinheiro, de Cuiabá; e escola Jaime Veríssimo de Campos Junior, de Várzea Grande.
Os servidores da Justiça Eleitoral apresentaram aos estudantes a urna eletrônica, explicaram como funciona o equipamento e destacaram ainda os cuidados que se dever ter no manuseio.
O objetivo do projeto é estimular a participação dos jovens nos assuntos ligados à cidadania, para que eles reconheçam a importância do voto consciente para o futuro da sua comunidade.
A eleição será no dia 17 de novembro. Na escola estadual Dione Augusta a votação vai acontecer no horário matutino das 8h30 às 11h e no período vespertino das 14h às 16h30.
Na escola Marcelina de Campos a eleição será somente no período matutino, das 8h30 às 10h.
A escola Raimundo Pinheiro receberá os votos dos estudantes somente no período da tarde, das 14h às 16h30.
Em Várzea Grande, na escola estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior, a eleição inicia no período matutino das 8h30 às 11h30, e prossegue no período vespertino das 14h às 16h30 e no período noturno das 18h30 às 21h.
A diplomação será no dia 25 de novembro, às 14 horas, no Auditório da Casa da Democracia.
CONHEÇA O PROJETO VOTO CONSCIENTE
Em junho de 2011 o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Secretaria Estadual de Educação assinaram termo de parceria para implantar nas escolas de ensino médio o projeto Voto Consciente, uma ação educativa de estímulo ao exercício da cidadania. O projeto é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral.
O projeto foi uma iniciativa do presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que em 2010 organizou com sua equipe dois seminários pelo Voto Consciente, em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e com as faculdades de Direito de Cuiabá e Várzea Grande.
"Não basta ter uma estrutura eficiente, capaz de realizar eleições em um Estado com as enormes dimensões de Mato Grosso e divulgar o resultado no mesmo dia. Isso é pouco. O que pode melhorar a qualidade dos nossos governantes, e por conseqüência o nosso futuro, é a prática do voto consciente. Não apenas na hora de votar, mas também depois da eleição, cobrando as promessas realizadas durante a campanha. E só vamos conseguir isso com a conscientização dos eleitores", disse à época o presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro.
Logo após a assinatura do termo de parceria foi instaurada uma comissão executiva, formada por servidores do TRE-MT e da Secretaria de Educação, que começou a trabalhar nas escolas, incentivando a participação efetiva dos professores e estudantes.
Cada escola formou cinco partidos políticos, com os seguintes nomes: Partido da Educação e do Meio Ambiente; Partido da Ética e Cidadania; Partido da Cultura, do Esporte e do Lazer; Partido do Respeito às Diversidades; e Partido do Direito à Vida e à Saúde.
Os membros dos partidos políticos começaram então a desenvolver a campanha política junto aos colegas, que vão escolher qual o tema de maior relevância para a comunidade. Eles são estimulados a criar estratégicas de campanha, dentro do permitido pela legislação eleitoral, para obter votos junto aos colegas da escola.