Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 04 de Novembro de 2011 às 23:58

    Imprimir


Lenine Martins
Mutirão da Cidadania oferecerá diversos serviços
Mutirão da Cidadania oferecerá diversos serviços

O Governo do Estado realiza neste sábado (05.11) o primeiro Mutirão da Cidadania com foco na comunidade rural. O objetivo do mutirão é garantir a presença efetiva do poder público na área rural com políticas e ações que viabilizem um modelo de produção sustentável. A ação ocorrerá das 8h até às 17h na Escola Estadual Novo Renascer e atenderá 14 comunidades da Fazenda Velha, nas proximidades do bairro Pedra 90. Uma caravana de gestores estaduais irá sair do Palácio Paiaguás seguindo até o local em uma caravana rural.

O secretário-adjunto de assuntos comunitários da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Benjamim Franklin de Araújo, explica que 14,8% da população rural de Mato Grosso se encontram em situação de extrema pobreza. Uma proporção maior do que a da população urbana. “Erradicar a pobreza em Mato Grosso passa pela ação do poder público na zona rural”, diz Benjamin.

Além dos serviços de vacinação, saúde e emissão de documentos, o mutirão irá atender outras necessidades da população da zona rural. Será feito um trabalho de recuperação de pontes de madeira, serviços de patrolamento e encascalhamento de estradas, perfuração de poços artesianos e tanques de peixes, além de um trabalho de regularização fundiária.

“A zona rural tem uma demanda maior por energia elétrica, regularização fundiária e acesso. Muitas crianças deixam de ir para a escola porque o ônibus não tem como chegar até as comunidades pela falta de pontes”, explica o secretário-adjunto. Ele também diz que o trabalho ocorrerá de forma continuada, porque alguns trabalhos não podem ser realizados em um dia.

O trabalho também será integrado entre vários setores do estado. Será oferecido, por exemplo, um serviço de qualificação com incentivo ao crédito. Trata de se fazer um estudo da vocação local, identificar o perfil de investimento e qualificar o cidadão e oferecer o crédito para que ele tenha seu próprio negócio.

Participam do mutirão, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Secretaria do Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Cemat, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Extensão Rural (Empaer), Sindicato Rural, Banco do Brasil, INSS, Setas, Sine, Centro de Referência de Assistência Social do Pedra 90, Junta Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Associação Mato-grossense de Idosos, ONG Amisrael, União Cuiabana de Associação de Moradores (Ucamb), Comando Geral da Polícia Militar, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Corpo de Bombeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), MT Fomento e Prefeitura de Cuiabá.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18402/visualizar/