Fluxo em aeroporto Marechal Rondon cresce quase 300% em 8 anos
Com um crescimento de 295% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande nos últimos oito anos, a região metropolitana de Cuiabá ocupa o primeiro lugar no ranking entre as capitais da região Centro-Oeste. Em comparação com estados de outras regiões, o terminal fica à frente de grandes capitais e de aeroportos com vôos internacionais. No mesmo período analisado, as cidades de Salvador (134%), Porto Alegre (170%) e Recife (138%) registraram crescimento proporcionalmente inferior ao de Cuiabá.
Estatísticas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Perpetuaria (Infraero) mostram que nos primeiros nove meses de 2011, o aeroporto Marechal Rondon recebeu 1,9 milhão de passageiros, enquanto no mesmo período em 2003 o número era de 479.804 pessoas que embarcaram ou desembarca no terminal aeroporto. A grande demanda evidencia a necessidade de ampliação do terminal que atualmente está em processo de ampliação com a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), que irá aumentar a capacidade para 2,45 milhões de passageiros por ano. Assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) informa que 85% dos serviços já foram executados e o MOP deve ser entregue no final de novembro.
Com investimento de R$ 2.25 milhões, o MOP terá 675 m², com quatro banheiros, salões de embarque e desembarque, posições de check-in, esteiras de bagagem, portões de embarque e pontos de inspeção por raios X, sanitários e até áreas para lojas e restaurantes. O módulo é uma estrutura provisória que será usada durante as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. A ampliação, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma deve ser concluída no final de 2013.
Francisco Vuolo, secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit) explica que o incremento no número de passageiros é reflexo de desenvolvimento do Estado, cuja economia se destaca no cenário nacional. "O turismo está crescendo muito e a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo de 2014 impulsionará ainda mais o desenvolvimento de Mato Grosso. A vinda de turistas para apreciar as belezas do Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, por exemplo, será um fator de geração de emprego e renda”, disse o secretário.