Teté defende investimentos para potencializar o Pantanal
Com um potencial de aquecer a atividade econômica de 52 atividades, o Turismo deverá fomentar o desenvolvimento do Pantanal Mato-grossense e garantir a execução de obras consideradas como fundamentais. Um exemplo é a pavimentação da Rodovia Verde, ou MT - 040 que interligará Cuiabá a Rondonópolis numa extensão de 220 quilômetros, criando uma rota alternativa entre as duas cidades e aqueles que trafegam entre o Sul e Sudeste do Brasil rumo ao Norte do Brasil ou de Mato Grosso.
A secretária e deputada estadual, Teté Bezerra (PMDB) disse que a pavimentação da MT - 040 possibilitará que o Pantanal tenha seu potencial turistico ampliado e permita ainda que outros setores ligados ao turismo ganhem maior utilização, gerando emprego, renda e o aquecimento da economia de toda uma região de Mato Grosso que não recebe investimentos maciços do Poder Público por causa da preservação ambiental e por ser o Pantanal uma das reservas mais importantes e que chama a atenção de todo o Planeta.
"Existe um receio em se investir na infraestrutura que atenda o Pantanal para não permitir que haja uma exploração irracional, mas já passamos desta realidade e temos que não apenas investir como explorar de forma racional nosso potencial turístico para que todos possam usufruir deste grande manancial ambiental", explicou a secretária de turismo, sinalizando que além da pavimentação outros investimentos estão assegurados como a retomada das obras do Memorial Rondon, uma homenagem ao Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, nascido no distrito de Mimoso, por onde a rodovia verde irá passar.
Teté Bezerra explicou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES irá aportar recursos da ordem de R$ 3,5 milhões para a conclusão do Memorial Rondon que será outra maneira de se explorar o potencial turistico e garantir o desenvovimento da região. "Vou agendar uma série de visitas ao Congresso Nacional e ao Ministério do Turismo para que novas linhas de crédito permitam ao Estado de Mato Grosso pavimentar os 70 quilômetros que restam dos 220 km de distância entre Rondonópolis e Cuiabá que atenderá aos pequenos e médios veículos e garantirá qualidade e segurança para milhares de pessoas que se utilizam desta interligação rodoviária.
A Estrada Verde é 10 quilômetros maior que as BRs 163/364 e 070 que ficará de certa forma exclusivamente para atender ao escoamento da safra agrícola e para os demais transportes, sendo que pelo Pantanal existe uma outra vantagem, a não existência da Serra de São Vicente que é uma das grandes motivadoras de acidentes automobilísticos.