Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 11 de Outubro de 2011 às 20:00

    Imprimir


O projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat, se prepara para entregar mais 82 geladeiras em Várzea Grande, a partir de quinta-feira (13). Neste momento, o projeto beneficiará moradores dos bairros Eldorado e São Mateus, que terão suas geladeiras antigas substituídas por equipamentos novos e mais eficientes. As equipes da Cemat iniciarão as entregas às 9h, com a participação do prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves.

O projeto tem sido bem sucedido em sua missão de reduzir o consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda. Com a implantação do projeto, foram poupados 1.400 MWh/mês, energia suficiente para abastecer uma cidade com 24 mil habitantes por um período de 30 dias. Criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007, o Luz em Conta beneficia famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica e já substituiu 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas em Mato Grosso.

Cada família contemplada recebe uma geladeira de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. A geladeira possui o selo Procel de eficiência energética, o que atesta a qualidade do eletrodoméstico. Com a troca dos equipamentos por outros novos é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura de energia elétrica.

A atual etapa do Luz em Conta, iniciada em novembro de 2010, substituirá 10 mil refrigeradores até o final de 2011. Os equipamentos antigos são recolhidos pela Cemat e reciclados por uma empresa terceirizada. No processo de reciclagem, o gás CFC, principal responsável por danos à camada de ozônio, é retirado de forma segura e armazenado em cilindros. Somente depois disso, os materiais que compõem os refrigeradores podem ser reciclados.

O Luz em Conta tem o apoio do governo de Mato Grosso e das prefeituras municipais. O governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras do projeto e disponibiliza um banco de dados com o perfil das famílias cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e nas prefeituras.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18641/visualizar/