Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 11:11

    Imprimir


Deputada Luciane Bezerra, PSB
Deputada Luciane Bezerra, PSB

A deputada Luciane Bezerra, PSB, recebeu hoje (29.09) dos dirigentes da Associação de Surdos e Mudos de Mato Grosso, Andrico Moraes e Maria Aparecida Moraes um projeto de propostas de emendas substitutivas ao Projeto de Lei n°8.035 do Plano Nacional de Educação 2011-2020.

Neste documento-proposta o Movimento Surdo em Favor da Educação e da Cultura Surda, pede medidas inclusivas dos surdos-mudos no PNE 2011-2020, o documento já foi entregue ao Ministério da Educação, pelo movimento.

Segundo os representantes da Associação de MT, as emendas substitutivas, muitas já garantidas em lei têm como objetivo garantir, no PNE, a manutenção e criação de escolas que tenham como proposta educacional uma Educação Específica Diferenciada, Cultural e Bilingue  para os surdos brasileiros que tem língua de sinais brasileira como primeira língua.

Em todo o país as Associações dos Deficientes auditivos, criticam a postura do Ministério da Educação, de “obrigar” os alunos com deficiência a se matricularem em escolas inclusivas cujo diferencial da escola regular é ter atendimento Educacional Especializado – AEE – apenas complementar ou suplementar, com proposta pedagógica e currículo idêntico a todos os alunos.

Para a deputada, que recebeu o documento o pedido das Associações, o pedido além de justo já deveria estar sendo praticado pelo Ministério e pelas secretárias de Educação dos Estados. “Os surdos mudos tem necessidades especiais e só vão ter aprendizado legitimo e amplo se as escolas adotarem as linguagem de sinais nas escolas da rede pública”, defendeu.







URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18758/visualizar/