Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 13 de Setembro de 2011 às 09:39

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de MatoGrosso, em Cuiabá
III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de MatoGrosso, em Cuiabá
Representantes de 80 municípios do Estado participam em Cuiabá da III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso. A edição 2011 do evento traz como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno”. Os trabalhos começaram na segunda-feira (12.09) e prosseguem até o fim da tarde desta terça-feira (13.09) no Hotel Fazenda Mato Grosso. A pauta tem ampla programação voltada ao debate de temas relevantes ao envelhecimento, e ainda, a análise e avaliação dos avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, visando sua efetivação.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi). Tem entre os objetivos o levantamento de propostas para apresentação na Conferência Nacional em Brasília. A cerimônia de abertura contou com a presença da assessora Especial da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Nadine Borges e da conselheira Vera Fort Kamp, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A programação da III Conferência está focada em cinco eixos temáticos. O primeiro discute o envelhecimento e políticas de Estado, pactuando caminhos intersetoriais. O segundo é Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos Direitos. O terceiro eixo aborda o Fortalecimento e integração dos Conselhos. O quarto discute as Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público. Já o quinto eixo, discute a criação de Conselhos Municipais.

Para Nadine Borges, Mato Grosso e o Brasil caminham juntos nesse enfrentamento. Os dois realizam este ano a terceira Conferência do segmento. Ela destacou que as discussões no evento refletirão nas políticas públicas destinadas a atender milhares de idosos no país. Ela considerou o Governo de Mato Grosso comprometido com o idoso por proporcionar condições para a realização de evento de alcance social e tamanha envergadura, onde participam mais de 500 pessoas. Também ressaltou o interesse dos participantes, já que muitos são de cidades distantes. “Esta é uma oportunidade para ouvirmos vocês e sabermos o que está nas leis e não funciona e o que é preciso ser transformado em lei”, pontuou.

A secretária adjunta de Justiça, Vera Araújo, destacou a presença das autoridades nacionais e agradeceu o empenho da presidência e dos membros do Conselho Estadual na realização da Conferência. Ela explicou que o ingresso do Conselho do Idoso na Pasta da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, ocorreu por determinação do governador Silval Barbosa e sinaliza um novo olhar para esse segmento. Ela ressaltou que a expectativa de vida está aumentando no país e a criação de condições dignas de vida ao idoso é um desafio não só dos governos, mas de toda a sociedade.

A programação da III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa nesta terça-feira terá começa às 8 horas. Os trabalhos se estendem até as 16 horas, quando os debates serão encerrados para dar início às apresentações culturais.

O governador Silval Barbosa e o secretário titular da Sejudh, Paulo Lessa, estão representados no evento respectivamente, pelo secretário em exercício da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Jean Estevan e a secretária adjunta de Justiça, Vera Araújo. Também prestigiam a Conferência o secretário adjunto de Direitos Humanos, Genilto Nogueira e o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da pessoa Idosa, Weber Jefferson, além de outras autoridades.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18898/visualizar/