Eleições do Coren/MT serão neste domingo
As eleições do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN/MT) ocorrem neste próximo domingo (11/9) e mais de 16 mil profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) de todo Estado devem votar.
As eleições serão diretas, secretas e presenciais – por meio de urna eletrônica – e serão realizadas, simultaneamente, em 10 municípios de Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juína, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra), das 8h às 18h. O endereço das escolas onde haverá mesas receptoras está disponível no site do Conselho (www.coren-mt.com.br).
O voto é obrigatório e ao profissional de enfermagem que não votar sem justificativa aceitável será aplicada multa no valor de uma anuidade, conforme disposto no parágrafo 2º do artigo 12 da Lei Federal nº 5.905/1973.
A eleição vai escolher os 14 conselheiros que irão dirigir o COREN/MT entre 2012 e 2014. Pela primeira vez, haverá concorrência no Pleito Eleitoral do órgão: candidataram-se às eleições duas chapas, cada uma delas, composta por uma chapa formada por enfermeiros e outra por técnicos e auxiliares de enfermagem.
O profissional de enfermagem apto a votar deve escolher os representantes de sua categoria. Isso quer dizer que enfermeiro vota em enfermeiro e auxiliar e técnico em auxiliar e técnico.
Está apto a votar todo profissional de enfermagem de Mato Grosso com inscrição definitiva ou remida (aposentados) no COREN/MT ativa até 10 de agosto de 2011. A inadimplência não impede o voto. Quem quiser verificar se pode votar, basta acessar o site da entidade.
Para votar, basta se direcionar ao local de votação que atende ao seu município, portando CPF e documento de identidade profissional ou civil. Para evitar filas, haverá 42 mesas receptoras.
As cidades agrupadas em cada pólo estão disponíveis no site citado. Assim, quem mora em Diamantino, por exemplo, vota em Tangará da Serra e quem mora em Jaciara vota em Rondonópolis.
Outras informações sobre o pleito estão disponíveis no site do COREN/MT (www.coren-mt.com.br), do qual ainda consta a Resolução COFEN nº 355/2009, que aprova o Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.
Justificativa
Quem não votar deve apresentar justificativa no prazo de 120 dias após a eleição, enviando argumentação e comprovação à sede do COREN/MT, por correspondência ou pessoalmente. Aos que não justificarem a ausência ou não tiverem a justificativa aprovada será imputada multa.
Chapas
Abaixo, seguem informações sobre as chapas concorrentes:
Chapa 1 - “Renovação”
(www.chapa1renovacaocorenmt.blogspot.com)
Enfermeiros:
Elaine Morita Pereira de Souza – representante
Cícero Fraga de Melo
Luiz de Figueiredo Almeida
Luciane Cegati de Souza
Adilson Gomes de Campos
Ivone Santana da Silva
Camila Onghero Ribeiro
Queli Cristina de Oliveira
Auxiliares e técnicos de enfermagem:
Mario Marcio da Silva Barreto
Iraci Aparecida de Oliveira
Antonio Albino da Silva
Gasparina Justina de Castro
Saulo Cardoso Pinto de Arruda
Emilia da Cruz Silva
Chapa 2 - “Para renovar é preciso mudar”
(www.chapa2pararenovareprecisomudar.blogspot.com)
Enfermeiros
Eleonor Raimundo da Silva – representante
Marilza Helena Rodrigues Viana
Leocarlos Cartaxo Moreira
Valquíria Mira Landim
Ariadne de Melo Pereira
Edinaldo Santos de Souza
Jovelina Rita Cardoso Neta Tizot
Marivanda Inez Rodrigues Pereira
Auxiliares e técnicos de enfermagem
Ronaldo Pio de Souza
Benedito Antonio de Campos
Ivone Oderdenge
Celso Monteiro de Aguiar
João Vicente Marques de Arruda
Neusa Maria Cardoso
Contatos:
Valéria Nogueira: Presidente da Comissão Eleitoral das Eleições 2011
Geralda Lopes da Silva: Presidente do COREN/MT