Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
QUEIMADAS
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 20:45

    Imprimir


Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, é o primeiro município mato-grossense a instituir, por decreto do Poder Executivo, o Comitê Municipal de Gestão do Fogo. Na esfera municipal, assim como na estadual, o Comitê de Gestão do Fogo tem  por objetivo fortalecer e fomentar as ações de prevenção e responsabilidade sobre as queimadas na área de jurisdição do município.

A solenidade de implantação do Comitê Municipal aconteceu nesta segunda-feira (05.09), no auditório do CAP/SESC, presidida pela vice-prefeita Cybelle Gahyva e contou com a presença de autoridades locais e estaduais, e representantes de vários segmentos e da sociedade civil organizada.

O coordenador geral adjunto do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, tenente-coronel BM Dércio Santos da Silva, representando o secretário de estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, falou sobre a importância, para o município, da instalação do Comitê Municipal. Segundo ele outros municípios estão em fase de implantação.

Dércio da Silva falou também das ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais e queimadas. Destacou também a importância das ações de prevenção e monitoramento durante o período de estiagem, quando o meio ambiente e o ser humano sofrem uma agressão direta.

“Os incêndios florestais e as queimadas provocam danos ambientais, materiais e humanos e grandes prejuízos econômicos e sociais”. Ele falou ainda sobre a atuação do Comitê Estadual e, a importância da sociedade e da comunidade escolar na propagação das informações sobre os problemas causados pela pratica criminosa.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Poconé contou ainda com palestras voltadas para a educação ambiental, proferidas pelos técnicos da Superintendência de Educação Ambiental da Sema.

Durante a solenidade, um grupo de alunos da Escola Estadual JK apresentou a pesquisa “Vamos cuidar do nosso Planeta”, provando o quanto a educação ambiental promove mudança de comportamento e resultados. Os alunos pretendem transformar a pesquisa em um livro com ações educativas preventivas.

Os técnicos da Sema também ministraram palestra na Escola Municipal Antônio Avelino, para 87 alunos e a equipe técnica da escola.

POCONÉ – O município de Poconé, localizado na Região Sul do Estado, possui área total de 17.261,1 Km2. Do total, 14.007 Km2 (81,15%) sofre influência do pulso de inundação da planície pantaneira, o restante da área é composta por vegetação de Cerrado.

Os aspectos ambientais estão inseridos nos domínios do Pantanal e na sua transição com o Cerrado, o que exerce grande influência na composição da flora e fauna da região.

Em sua extensão territorial encontram–se várias áreas de grande importância ecológica assim como áreas associadas a corredores ecológicos que interligam as regiões de Cerrado com os domínios do Pantanal e Chaco. Apesar da pouca representatividade do Cerrado (18,85%) na área total do município, a quase totalidade da população rural está inserida neste bioma.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18942/visualizar/