Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Domingo - 04 de Setembro de 2011 às 17:24

    Imprimir


Marcos Negrini
Rota da Integração Cuiabá-Santarém PA. Comboio liderado pelo governador de Mato Grosso Silval Barbosa
Rota da Integração Cuiabá-Santarém PA. Comboio liderado pelo governador de Mato Grosso Silval Barbosa

A união da classe política em prol do desenvolvimento de Mato Grosso foi o principal ponto abordado pelo governador Silval Barbosa durante visita ao município de Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá) na tarde de sábado (03.09) quando a comitiva do Estado que integra a Expedição I Rota da Integração conheceu as potencialidades da capital do nortão.

Para o governador a união dos governadores, deputados, demais políticos e segmentos da sociedade até hoje possibilitou, ao longo dos anos o crescimento e o desenvolvimento do Estado.

O prefeito da cidade, Juarez Costa, agradeceu a presença da comitiva e relatou que a BR 163 era um sonho que se tornou uma realidade que hoje está sendo concretizada com essa ação. “O governador quando acreditou na possibilidade da ferrovia em Mato Grosso o trabalho foi nesse sentido. Silval Barbosa está vendendo muito bem o potencial de Mato Grosso para os chineses”, disse o prefeito ao se referir do grupo de engenheiros da China que integra a Comitiva da Expedição para conhecer o eixo da BR-163 em toda sua extensão. “Com essa parceria podemos viver essa realidade e que a região centro-norte possa continuar sendo esse celeiro exportador”.

Sobre as obras e a parceria com o Governo do Estado do Pará para que os trilhos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) que liga Cuiabá a Santarém, Silval Barbosa disse que já discutiu muito o assunto com o governador paraense, Simão Jatene. Silval Barbosa lembrou que a luta é antiga. “No passado lutávamos para termos uma rodovia pavimentada e agora a luta é para termos uma logística decente, pela Fico e prospectar essa logística para que os produtores tenham condições de competitividade”, ressaltou Silval ao lembrar que em 2012 a BR-163 até Santarém estará concluída.

A infraestrutura que norteia as estradas de Mato Grosso foi dita como prioridade pra suporte à produção. O grupo chinês, segundo Silval Brabosa, está otimista. Ele tem a certeza de que irá consolidar esse projeto porque está incluso no plano de governo. “Temos que dar esse poder de competitividade viabilizando a logística”, disse.

Marcopolo Moreira Leite presidente da ATI, Asian Trade Investiment, empresa que intermédia negócios entre o Brasil e a China, falou que o tempo que vivemos hoje é de mudanças e que o Brasil e a China são grandes atores no novo processo mundial. “O governador Silva Barbosa foi muito feliz quando pensou na parceria com a China, trazendo as empresas estatais mais importantes da China para trabalhar em Mato Grosso. Silva Barbosa teve a visão de juntar o poderio chinês ao banco de desenvolvimento da China. Tudo está claro e em sintonia para que esse projeto seja realidade”.

Já o engenheiro chinês, Cai Xuong, em breves palavras, disse que as forças dos municípios ao longo da BR-163, juntamente com Mato Grosso e Pará vai ser um sucesso. “Vamos crescer juntos”, finalizou.

MUNICÍPIOS

A comitiva da I Rota da Integração percorreu municípios na região Norte que integram o eixo da BR-163, conhecendo suas potencialidades. Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo receberam a visita das autoridades, que pernoitam no município de Matupá e no domingo (04.09) pela manhã passam por Guarantã do Norte e adentram ao Estado do Pará, onde, em Altamira participam da festa do Produtor Rural no Castelo de Sonhos. O destino final será a cidade de Santarém.






Fonte: Secom-MT

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18966/visualizar/