Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quinta - 01 de Setembro de 2011 às 13:49

    Imprimir


Presidente do SINDSPEN/MT, João Batista Pereira de Souza
Presidente do SINDSPEN/MT, João Batista Pereira de Souza

O Jornalista Davi de Paula, sempre sensibilizado com as causas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, mais uma vez abriu o espaço no seu programa para que João Batista prestasse esclarecimentos sobre a situação atual daquela unidade.

Ao descrever a situação da cadeia publica de Poconé, João Batista justificou que o fato ocorre pela falta de estrutura e material humano, sendo que é praticamente impossível impedir que algo de ruim aconteça, disse também que o incidente foi entre os detentos em um acerto de contas, e que o resultado produzido poderia ter sido trágico, pois se eles quisessem ofender a integridade de outros presos isso caberia somente a eles decidir a ação.

Batista que referenda a opinião do Secretário de Justiça e Direitos Humanos – Paulo Lessa, que o sistema beira o caos, e que para sua correção, seria necessário um investimento maciço do estado, que da forma atual só tende a piorar.

Segundo o dirigente, a mudança na lei que prevê penas alternativas, justamente para desafogar o sistema já surtiu seu efeito e que temos doze mil presos para cinco mil vagas e que as medidas tomadas atualmente pelo estado são de forma corretiva e não preventiva, sendo que a prevenção deveria ser a mais correta.

Pontua ainda que o plano de modernização do estado entregue ao Conselho Nacional de Justiça em 2010 não está sendo implementado e dentre as suas ações, além do aumento da capacidade de vagas, existe a modernização do sistema e capacitação e valorização dos seus servidores e que isso não ocorre por falta de empenho do governo.

“Faço uma critica ao estado de Mato Grosso; vemos muita propagandas na televisão, presidio produtivo etc... divulgado até no site institucional do estado, mas o que ocorre é que tem muita propaganda e pouca ação, na verdade, quando há produção isso ocorre devido a ações isoladas realizadas por diretores e servidores que são sensíveis ao problema, na prática, não existe produção no Sistema Penitenciário do estado”. Descreve Batista.

Ainda salientou que na semana passada na 5ª Semana de Ressocialização que contou com a presença do Coronel Meireles de Minas Gerais e outros colaboradores do evento que descreveram ações positivas em outras unidades da federação, porém, todos foram enfáticos que esse êxito somente ocorre quando o estado faz a sua parte.

Por fim reforçou que se o governo diminuir o investimento em propaganda e divulgação, e utilizar esses recursos investindo no Sistema Penitenciário, teremos maior estabilidade social valorizando os reclusos e dando tranquilidade ao cidadão.

Nesta Sexta Feira, (02/09) João Batista estará em Poconé para verificar junto ao Ministério Público qual o motivo desta unidade ter presos condenados, sendo que o correto era transferir esse público para a Penitenciária Central do Estado.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18981/visualizar/