Bancários lutam pela não privatização do saneamento de Cuiabá
Mais uma vez, os bancários vão às ruas de Cuiabá para dizer não à privatização do saneamento da capital, na terça-feira (02). O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) uniu voz com mais de 50 entidades e movimentos sociais pela manutenção da gestão da Sanecap pela prefeitura de Cuiabá. Cerca de 500 pessoas se mobilizaram em frente à Câmara dos Vereadores.
O objetivo da manifestação foi fazer com que os representantes do povo, os vereadores, votassem não a privatização da Sanecap, apesar da Prefeitura de Cuiabá não poupar esforços para passar a empresa de água e esgoto para o setor privado. Os manifestantes e as entidades que participam do Fórum contra a Privatização denunciaram que muitas são as manobras utilizadas pela administração municipal para que o projeto de privatização da Sanecap seja aprovado.
O ato foi marcado por gritos de protesto, utilização de um boneco que fez alusão ao prefeito de Cuiabá, cartazes e faixas dos movimentos sociais. O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, destaca que a Sanecap não pode ser privatizada e que se as empresas privatizadas fossem tão boas para população, os índices de reclamação dos serviços não seriam tão altos.
“O que não faltam são exemplos para dizer que privatizar os serviços que eram públicos não são bons hoje em dia. Temos a energia elétrica como exemplo, e a telefonia que tem taxas absurdas e serviços de péssima qualidade”, observa o presidente.
Os diretores do SEEB-MT participaram da caminhada pelo centro histórico de Cuiabá e reforçaram a manifestação organizada pelo Fórum Contra a Privatização do Saneamento e em Defesa da Sanecap. Além do Sindicato, participam do Fórum entidades como a Central Única dos Trabalhadores, entre outras.