Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 12:24

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Em parceria com a Omep, reeducandas são capacitadas para confeccionar enxovais de bebês
Em parceria com a Omep, reeducandas são capacitadas para confeccionar enxovais de bebês
A Fundação Nova Chance (Funac) inicia nesta quarta-feira (20.07) mais uma ação de qualificação da mão-de-obra da população atendida no Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Dessa vez serão contempladas reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Através de parceria com a Organização Mundial para Educação Pré-escolar (Omep), elas serão capacitadas para confeccionar enxovais de bebês por meio do projeto “Laços Afetivos – Unidades de Produção e Encontro de Gestantes”.

O projeto é formado por dois pilares: a capacitação e a discussão e orientação. Na capacitação as reeducandas aprendem as técnicas de costura com as professoras da (Omep). Nessa etapa produzirão 20 enxovais e 460 peças, as quais serão doadas para reeducandas gestantes e familiares. A segunda etapa será realizada em um bairro da capital com reeducandas gestantes e mulheres de reeducandos. Elas vão participar de uma roda de conversa com acompanhamento de assistente social, psicopedagoga e especialista em educação infantil. Serão oferecidas orientações e informações sobre gestação, desenvolvimento infantil, direitos humanos e cidadania com foco nos laços afetivos entre mães e filhos.

As mulheres participantes da segunda etapa do projeto farão o acabamento dos enxovais que receberão ao final do encontro. Poderão participar dessa etapa reeducandas e mulheres de reeducandos que estiverem até o sexto mês gestação. O projeto tem duração de cinco meses e as aulas serão ministradas na sede da Fundação Nova Chance.

A parte técnica do projeto será realizada duas vezes por semana e terá a carga horária de três horas por encontro. Nela as reeducandas vão produzir nove itens infantis entre fraudas, lençol e pagão. Já a temática social terá duração de duas horas por encontro e será realizada uma vez por semana com reeducandas gestantes e mulheres de reeducandos. Elas receberão orientação sobre direitos sociais, planejamento familiar, DSTs, aleitamento materno e a chegada do bebê.

Na avaliação de Neide Mendonça, presidente da (Funac), projetos desse teor melhoram a qualidade de vida das gestantes. As reeducandas vão receber produtos que trarão o conforto aos bebês que necessitam de suporte. Outro aspecto destacado pela presidente é a qualificação que as assistidas terão. “A educação e orientação são caminhos que levam ao êxito o processo de ressocialização”, pontuou. Nesse aspecto ela afirmou que o curso efetiva um dos compromissos que a Funac desempenha através do Governo do Estado de Mato Grosso, o de proporcionar educação as pessoas reclusas no Sistema Prisional.

A Fundação Nova Chance é uma instituição pública vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que visa a ressocialização, capacitação e qualificação de pessoas privadas de liberdade. Neide Mendonça explica que a (Funac) trabalha na intermediação de mão-de-obra dos presos. Em pouco mais de três anos a instituição vem desenvolvendo diversos projetos através de parcerias no Sistema Penitenciário do Estado a exemplo da parceria firmada com a Agecopa que capacitou oito reeducandos para o trabalho na construção da Arena Pantanal.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19386/visualizar/