Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta - 15 de Julho de 2011 às 15:22

    Imprimir


Mais famílias serão atendidas pelo Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica, o chamado Luz para Todos. Com a prorrogação do programa para 2014, através do decreto 7. 520, de 08 de julho deste ano, o atendimento será ampliado para algumas regiões do Brasil. Em Mato Grosso, o Luz para Todos já atendeu desde 2004 até este ano, cerca de 113 mil famílias.

A demanda inicial em Mato Grosso, baseado no censo de 2000, era de 40.000 famílias residentes da área rural que ainda não possuíam energia elétrica. Esse número em 2010 passou para 122.000 famílias. Com a prorrogação do programa para 2014, mais 40.000 famílias serão beneficiadas com a energia.

Esta nova fase do programa, agora no governo da Dilma Rousseff, traz um diferencial do programa implantado no governo anterior. O Luz para Todos está entre uma das ações que reforçam a erradicação da miséria defendida pela presidente do Brasil, por isso atenderá, além das prioridades já definidas, comunidades atendidas pelos Programa Territórios da Cidadania ou pelo Plano Brasil Sem Miséria.

O Programa Luz para Todos foi lançado em 2003, e seria extinto em 2010, mas o decreto publicado em outubro prorrogou o prazo de execução até 31 de dezembro de 2011 para obras contratadas até 30 de outubro de 2010. Até agora, 13,6 milhões de pessoas foram atendidas em todo país.

Casos

Muitas são as histórias vivenciadas pela equipe do Luz para Todos da Eletrobras Eletronorte Mato Grosso. Presenciar a alegria de pessoas que antes não tinham expectativa de uma vida melhor por não ter energia elétrica em casa é uma das emoções. Para a integrante do Comitê Gestor Estadual, Kellen Cristina Reis de Oliveira, teve momentos onde as famílias ficavam tão impressionadas com a luz elétrica que distribuam lâmpadas em todo quintal.

“Teve um caso de uma família que visitamos após a ligação de energia que ficou tão empolgada que colocou lâmpada em tudo quanto foi árvore no terreno onde vivia. Outro caso que nos impressionou foi o relato de uma senhora que lavava a roupa da família toda no rio, carregava baldes cheios com roupas na cabeça. Assim que ligaram a energia na sua casa, no outro dia, ela nos ligou e disse que tinha comprado uma máquina de lavar roupa”, lembra Kellen.

Benefícios
Para o coordenador do Comitê Gestor Estadual do programa, Gustavo Reis Lobo Vasconcelos, recebem os benefícios do Luz para Todos comunidades quilombolas, assentamentos rurais, comunidades indígenas, escolas, postos de saúde, poços de água, pequenos produtores rurais, atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania ou pelo Plano Brasil Sem Miséria, entre outros. “O Programa é considerado um vetor de desenvolvimento, pois a partir da chegada de energia as famílias tem maiores perspectivas e a qualidade de vida aumenta”, pontua.

Através da energia elétrica nas comunidades, as famílias investem mais em seus pequenos negócios com a compra de equipamentos elétricos, consomem mais produtos e ampliam os planos para o desenvolvimento da família e da região.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19435/visualizar/