Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Segunda - 27 de Junho de 2011 às 14:31

    Imprimir


Edson Rodrigues
“Praticamente todas as verduras, legumes e frutas consumidos no município vem de outros Estados”. Foi com esta afirmação que o prefeito de Nobres (146 Km ao Médio-Norte de Cuiabá), José Carlos da Silva, na Câmara Municipal,  deu início à reunião com a equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) direcionada aos produtores rurais com o objetivo de mudar essa realidade e investir no fortalecimento da agricultura familiar. Durante o bate-papo os agricultores, técnicos e gestores discutiram as atividades que estão dando certo e quais podem ser implantadas na região. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, colocou a Sedraf à disposição e aproveitou a oportunidade para explanar os projetos desenvolvidos pela Pasta que variam desde a aquisição do calcário e fósforo para correção do solo nos 141 municípios do Estado e distribuição de sementes a compra de resfriadores e sêmen para garantir a qualidade e o melhoramento genético do leite e a compra de PCs para perfuração de tanques de pisciculturas e a distribuição de alevinos. “Meu desafio frente à pasta é encurtar diferenças sociais e regionais para que o produtor possa viver no campo e acabar com o êxodo rural, garantindo emprego, renda e qualidade de vida”, destaca.

O gerente de Negócios de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, Edson Anelli, esclareceu as principais dúvidas quanto aos diferentes tipos de créditos oferecidos pelo banco e as exigências, taxas e juros para conseguir o financiamento.

O chefe do executivo municipal e anfitrião, José Carlos, destacou que a reunião foi de suma importância para o município. “Graças ao apoio da Sedraf será possível reativar as quatro cadeias produtivas (mandioca, hortifruti, bovinocultura leiteira e piscicultura) primordiais para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. Queremos acabar com a compra de mercadorias de fora, nossa intenção é produzir aqui no próprio município e comercializar nos mercados, feiras e merenda escolar, incentivando o agricultor a produzir e girando a economia no próprio município”, pontua.

GLEBA COQUEIRAL - Fundado há 25 anos, o assentamento Coqueiral conta atualmente com 700 famílias. O assentado Joel Guimarães disse que produz leite e com a matéria-prima faz mussarela e requeijão e sempre investe em outras culturas. “Eu consigo viver da terra, mas alguns assentados ainda enfrentam dificuldade. Esta reunião ajudou bastante, agora sabemos o potencial da área e como podemos investir”.

Participaram da reunião técnica o secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional – MT Regional da Sedraf, Renaldo Loffi; o coordenador da cadeia produtiva da Aquicultura, médico veterinário Adair de Moraes; coordenador da fruticultura, Rodrigo Furquim; assessor técnico da Sedraf, médico veterinário Ediberto Lemes Pinto; a superintendente de Apoio de Incentivo às Mulheres e Jovens do Campo, Nilza Amaral, e o secretário municipal de Nobres de Agricultura, Meio Ambiente e Mineração, Pedro Gallo.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19608/visualizar/