Conselho de Administração define planejamento estratégico do consórcio
Entre os itens discutidos estão o modelo de governança, a formação do quadro técnico, o orçamento do Consórcio, a visão de futuro para a região Brasil Central e as principais ações que deverão ser realizadas em curto e médio prazo.
Também foram debatidas as prioridades para este e o próximo ano, como a definição do plano integrado de eixos logísticos e infraestrutura, os primeiros projetos a serem desenvolvidos pelo Consórcio - dentre os quais se destacam o programa de tutoria pedagógica da Fundação Itaú Social a ser desenvolvido nas escolas estaduais; a promoção de uma reforma legislativa para regulamentar a celebração de contratos de gestão com organizações sociais para a saúde; a criação da Rede Brasil Central de Educação Agrotécnica e estratégias para o fortalecimento da exportação dos estados membros.
Os secretários de Planejamento, Marco Marrafon, e de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, integram os conselhos de Administração e Consultivo do Consórcio, respectivamente.
“Uma das questões fundamentais para que tudo isso desse certo desde o começo foi o apoio dos governadores. É gratificante ver a integração dos estados e como isso tem resultado na concretização dos trabalhos”, ressaltou Marrafon.
Os encaminhamentos feitos pelo Conselho de Administração serão avaliados e aprovados pelos governadores dos cinco estados e o Distrito Federal que compõem o Consórcio – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia - durante assembleia geral que será realizada ainda nesta terça, às 19h.
“Mesmo com pouco tempo de fundação, o Consórcio já começa a consolidar resultados e apresentar projetos. Embora a crise pela qual o país atravessa não esteja na pauta, o tema será abordado na reunião com os governadores. Acreditamos que o Consórcio pode ser uma ferramenta de enfrentamento à essa situação”, destacou Oliveira.