Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 14 de Junho de 2011 às 21:11

    Imprimir


Marcos Vergueiro

Com o objetivo de produzir o ano todo e garantir o bom funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, acontece nos dias 16 e 17 de junho, a primeira jornada para capacitar técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em tecnologia de produção, seleção e acondicionamento de Frutas, Legumes e Verduras (FLVs). O evento vai contar com a participação de técnicos da Baixada Cuiabana e será realizado em um hotel fazenda, localizado no Km 70, no distrito de Cangas, a partir das 9 horas.

Com recursos na ordem de R$ 400 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) serão realizadas três etapas de capacitação, a primeira vai abordar o planejamento, irrigação, colheita e pós-colheita e contará com palestras dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Nilza Moreira Lana e Flávio Fernandes Júnior. A segunda jornada vai mostrar novas tecnologias e a terceira, comercialização e qualidade dos produtos.

O coordenador Regional da Empaer, Vico Capistrano de Alencar, lembra que esse trabalho vem sendo realizado desde 2009, verificando nas propriedades rurais o que está sendo produzido. Ele explica que os técnicos da Empaer realizaram um diagnóstico, checando a tecnologia utilizada, rendimento, qualidade, transporte, comercialização e outros. O diagnóstico permitiu planejamento na produção e já escolheram 29 variedades de frutas e 29 de legumes e verduras que serão produzidos em 792 propriedades, numa área de 3.125 hectares.

Segundo Vico, o diagnóstico parcial revelou que a cultura da mandioca ocupa uma área de 400 hectares, considerada a mais cultivada, em seguida o abacaxi com 95 hectares, banana da terra 57, cana de açúcar 41, coco 30, milho verde 32, alface 7, couve-manteiga 3, quiabo 10, pepino 7, jiló 8, maxixe 7, tomate 8, tangerina 9 e outros. “O nosso trabalho será levar aos produtores rurais a assistência técnica e extensão rural de forma sistematizada e contínua. Os produtores também receberão treinamento”, confirma Capistrano.

Produtores de hortifrutigranjeiros da Baixada Cuiabana e técnicos da Empaer elaboraram o Plano Municipal de Desenvolvimento para organização da produção e comercialização de frutas, legumes e verduras. O trabalho foi executado nos 14 municípios que compõem o Território da Cidadania - Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Poconé, Nova Brasilândia, Várzea Grande, Acorizal, Planalto da Serra, Nobres e Campo Verde. 

A previsão é a participação de 70 técnicos da Empaer, prefeituras, sindicatos rurais e parceiros. Conforme Capistrano serão dois dias de intenso trabalho. A jornada encerra-se na sexta-feira (17.06), às 17 horas. Mais informações (65) 3648 9288/9601 6555 – Vico Capistrano.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19693/visualizar/