Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 16:14
Por: KEITY ROMA/LUANA BRAGA

    Imprimir


Edson Rodrigues/Setecs-MT
Secretária Roseli Barbosa assina convênio voltado para a qualificação profissional
Secretária Roseli Barbosa assina convênio voltado para a qualificação profissional
Um contingente inicial de 10 mil mato-grossenses receberá qualificação para trabalhar na Copa do Mundo por meio da parceria firmada, nesta quinta-feira (19.05), entre a Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - Fifa 2014 (Agecopa) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). A população terá acesso a cursos gratuitos direcionados ao setor turístico e às atividades meio ligadas à preparação do Estado para sediar o Mundial.

Em solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica no valor de R$ 10 milhões, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, afirmou à primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, que essa é apenas a primeira de diversas parcerias que serão firmadas entre a autarquia e o órgão até 2014.

A Agecopa realizará o repasse dos recursos já assegurados no orçamento e a Setecs ficará responsável pela elaboração e execução do projeto. “Há um planejamento para que a estrutura do Estado seja aproveitada de maneira eficiente e para que os serviços não sejam replicados. Esse é o principal benefício da parceria”, declarou Eder Moraes.

Para a titular da Setecs, Roseli Barbosa, a assinatura do convênio com a Agecopa vem a somar com as ações já desenvolvidas pela Secretaria com o foco na qualificação profissional, promovendo a geração de emprego e renda para milhares de mato-grossenses.

“Os moradores da Baixada Cuiabana e dos polos com potencial turístico estarão preparados para aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho e prontos para dar aos turistas um atendimento de primeiro mundo”, assegurou Roseli Barbosa. Ela destaca que inserir a população neste momento próspero, pelo qual passa Mato Grosso, é prioridade para o Governo do Estado.

O Planejamento Estratégico do Turismo prevê inicialmente a abertura de vagas para capacitação na Baixada Cuiabana e outros municípios com potencial turístico, que são identificados por meio de estudos técnicos de acordo com a demanda de cada região. Os recursos serão liberados à medida em que as turmas forem abertas. A previsão é que as inscrições sejam abertas no segundo semestre, para a formação dos primeiros grupos.

“O legado da Copa não se limitará a reestruturação física dos municípios. Boa parte da população sairá do Mundial com uma profissão e o setor do Turismo em Mato Grosso, fortalecido e profissionalizado”, pontuou Eder Moraes.

Também participaram da solenidade a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; o secretário-extraordinário de apoio às ações da Agecopa e PAC, Djalma Sabo Mendes; o secretário de Esportes, Carlos Azambuja, o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins; a presidente da União Cuiabana do Clube de Mães, Heloísa Dorilêo; o deputado estadual Luiz Marinho, e os diretores da Agecopa.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19913/visualizar/