Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Segunda - 18 de Abril de 2016 às 10:31
Por: G1 MT

    Imprimir


Os servidores da prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, pararam as atividades nesta segunda-feira (18) para pedir recomposição salarial e enquadramento na carreira. Segundo o sindicato que representa a categoria, o Simvag, mais de 1,3 mil dos 3,8 mil funcionários públicos municipais participam do movimento. Nesta manhã, os servidores realizam ato em frente à prefeitura.

Procurado, o Poder Executivo Municipal informou que a data-base para recomposição é maio e que existe uma comissão permanente de negociação com representantes do funcionalismo público. 

A presidente do Simvag, Maria Rosaine Toledo, disse que a perda salarial atual chega a 35%, mas que os servidores estão dispostos a negociar um percentual menor com o poder público municipal.

A categoria também afirma que o enquadramento na carreira não ocorre desde 2011 e que a prefeitura não recebeu os funcionários para negociar. "Estamos tentando negociar há pelo menos dez meses, mas nunca fomos recebidos", disse Maria Rosaine.

Na semana passada, os profissionais da enfermagem da rede pública de Várzea Grande pararam as atividades para pedir reposição salarial e melhores condições de trabalho.

Outro lado
A prefeitura do município informou que a queda nas transferências por parte do governo federal entre janeiro e março chegou a quase 30% e que isso exige cautela do poder público "para não se colocar em risco a regularidade no pagamento dos salários e não acarretar em demissões de contratados".

Ainda segundo a prefeitura, a ideia é chegar a um equilíbrio entre o direito do servidor e a capacidade do município para não ocorrer descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1998/visualizar/