Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 06 de Maio de 2011 às 13:13
Por: FABYOLA COUTINHO

    Imprimir


Ednilson Aguiar

“Estou muito satisfeito em ter participado do curso de Panificação que aconteceu aqui no Sistema Socioeducativo. Se eu tivesse conseguido esta oportunidade antes, talvez não teria voltado para cá, onde já estive por oito meses. As pessoas não costumam dar uma nova chance para nós, por isso acabamos cometendo outros crimes”, disse o adolescente R.S.R, que cumpre pena na unidade prisional do Estado, voltada para menores em conflito com a lei.

O Curso de Panificação e Confeitaria, encerrado nessa quinta-feira (05.05) no Sistema Socioeducativo de Cuiabá, foi fruto de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e Fundação Nova Chance. Cerca de 14 jovens participaram da qualificação.

Para o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs-MT, Jean Estevan de Oliveira, o ato de entrega do certificado do curso representa uma valorização do conhecimento e da família. “Por meio da capacitação profissional é possível transformar a vida das pessoas. Diante do sucesso deste curso a secretária e primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, já autorizou a abertura de mais uma turma do curso de Panificação para os adolescentes desta unidade”, ressaltou o secretário.

O secretário em exercício da Sejudh-MT, tenente-coronel José Antônio Chaves, destacou a importância de atividades que ajudem na formação dos jovens que cumprem pena. “É muito bom presenciar momentos como este, em que vemos o cumprimento de uma de nossas missões: a ressocialização dos jovens, dando a eles condições de reescreverem sua história”, disse Chaves.

O Jovem J.D.R., do município de Chapada dos Guimarães também participou do curso e acredita que a qualificação o ajudará a conseguir um emprego. “Aprendi a fazer bolo, pão francês, salgados, entre outras coisas e tenho certeza que este curso será fundamental para que  conseguir um trabalho quando eu sair daqui”, afirmou o adolescente.

Participaram também da solenidade de entrega de certificado para os adolescentes a secretária adjunta de Justiça da Sejudh, Vera Lúcia Araújo, o diretor Regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, a representante da Defensoria Pública, Alini dos Santos, a diretora da Fundação Nova Chance, Mônica Rodrigues e a superintendente do Sistema Sócioeducativo, Lenice Silva.

Além dos cursos oferecidos ao Sistema Socioeducativo de Cuiabá, a parceria entre Setecs, Sejudh e Fundação Nova Chance também oferece qualificações no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) e no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20023/visualizar/