Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 03 de Maio de 2011 às 12:27

    Imprimir


Aeroporto Internacional Marechal Rondon
Aeroporto Internacional Marechal Rondon

A aeronave bimotor prefixo PT-VEM, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que decolou por volta das 7h50 desta terça-feira (03.05) com destino a Marabá, no Estado do Pará, aterrissou na pista do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com segurança e ninguém se feriu. O avião apresentou pane no trem de pouso, logo após a decolagem, que não atendeu ao comando de recolher do piloto comandante PM César Augusto de Camargo Roveri, que então adotou os procedimentos de acionamento de emergência para baixar e travar o trem. 

O bimotor decolou do hangar do Aeroporto Internacional Marechal Rondon com destino ao Estado do Pará para buscar um reeducando que irá a júri em Mato Grosso no próximo dia 11 de maio.

Segundo informações do piloto comandante, capitão Roveri, a aeronave sobrevoou o aeroporto Marechal Rondon por durante duas horas, até acabar o combustível, para reduzir o risco de explosão no momento da aterrissagem. Na quinta tentativa de acionamento do mecanismo de emergência, a aeronave funcionou com o indicativo de luzes de painel indicando que o trem estava baixado e travado.

Ainda, conforme o piloto, mesmo após esta indicação a tripulação optou por fazer mais uma passagem baixa frente à torre de controle, para que os controladores de voo observassem também no visual se o mecanismo estava baixado e travado.

Após as duas constatações a tripulação realizou o pouso com segurança no aeroporto. Estavam a bordo da aeronave o piloto comandante capitão Roveri; o 2º piloto comandante, capitão BM Flávio Gledson Vieira Bezerra e os investigadores da Polícia Judiciária Civil que atuam na Polinter, Fábio Mel Kuezedekue de Souza e Zanil Ferreira Gomes.

Além da equipe do Corpo de Bombeiros que atuam no aeroporto, foi acionada uma outra equipe para garantir a segurança do pouso.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20052/visualizar/