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DESENVOLVIMENTO
Segunda - 02 de Maio de 2011 às 15:33

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Rio Teles Pires
Rio Teles Pires

A Assembleia Legislativa esteve mais uma vez em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) para realizar audiência pública para debater a importância da implantação de eclusas no leito dos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena, bem como a construção da Hidrovia - Teles Pires Tapajós. Os autores do evento, deputados Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB) defenderam o aproveitamento das potencialidades hidrográficas das bacias, além de sua exploração enquanto fonte de energia e modal de transporte. Mais de 500 pessoas participaram do evento.

Projetos de algumas usinas hidrelétricas já estão sendo instalados no rio Teles Pires e outros estão em estudo. Os parlamentares avaliam que se o Governo Federal fizer uma parceria com o Estadual e autorizar a implantação das eclusas (essenciais para o funcionamento das hidrovias), junto com as obras das hidrelétricas, haverá uma economia de 50% nas despesas do empreendimento. Além disso, o preço do transporte terrestre cairá significativamente. Consequentemente, a produção local terá mais competitividade.

Conforme explicações do Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes - que deu detalhes sobre o projeto - a hidrovia beneficiará 37 municípios mato-grossenses, que juntos produzem pelo menos 15 toneladas de grãos por safra. Atualmente, os produtos são escoados via terrestre pela BR 163, depois seguem para os portos de Paranaguá e Santos. O frete custa em média, R$ 220 por tonelada.

Com a opção de transporte hidroviário esse custo cairá para R$ 60. Com a hidrovia será possível economizar dois milhões e trezentos mil reais por safra. É um meio de transporte barato e seus impactos ambientais são mínimos. Gerará 70 mil novos empregos e ainda vai contribuir para diminuir o tráfego de caminhões e, com isso, diminuir o número de mortes nas estradas.

De acordo com o coordenador de Manutenção e Operação de Hidrovias do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT), Flávio Nunes, a viabilização da hidrovia foi inserida no Programa Nacional de Hidrovias, passando a ser tratada pelo Ministério dos Transportes como politica de Eestado e de extrema prioridade. O próximo passo será a contratação dos estudos que permitirão dimensionar o número de intervenções ao longo do trajeto, a perspectiva cronológica de execução e a estimativa de custos da obra. A expectativa é de que os estudos sejam autorizados ainda este ano.

Secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes/ MT, Francisco Vuolo, declarou que acompanhará detalhadamente o processo da instalação das hidrelétricas. (Com Assessoria





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