Várzea Grande quita pendências com servidores nesta segunda-feira
Prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (PR), o Tião da Zaeli, baixa decreto 19/2011, nesta segunda-feira, que determina a liberação imediata do pagamento de aproximadamente 400 servidores que ainda não receberam os vencimentos relativos ao mês de março deste ano. Em reunião com a equipe econômica, realizada no sábado, ele decidiu ordenar a quitação salarial independentemente da conclusão de relatório sobre inconsistências no processo de recadastramento dos funcionários.
Levantamento preliminar da prefeitura aponta como os setores mais atingidos pelas mudanças no formato do pagamento da folha os da Educação e Habitação. As alterações no modelo de pagamento foram feitas pelo ex-prefeito interino, vereador João Madureira (PSC), que pretendia localizar "fantasmas" no efetivo de mais de 6 mil funcionários. Após exonerações e recontratações, surgiram problemas como em relação a falhas na confecção dos procedimentos relativo às fichas funcionais. Dessa forma, muitos servidores ficaram fora da folha.
O prefeito lembrou que a medida visa reparar o andamento dos trabalhos, prejudicados principalmente em relação ao atendimento. Para garantir os vencimentos, servidores tiveram que ocupar parte do tempo de trabalho para comprovar por meio de documentos que realmente estavam no exercício de funções públicas.
Até o fim da reunião, o prefeito não soube precisar o valor que será empregado, a partir desta segunda-feira, para o fechamento da folha de março. Ele pediu prioridade para a comissão responsável pela revisão do recadastramento para a conclusão do relatório. "Muitas pessoas estão passando por dificuldades até de alimentação por causa dessa situação e não podemos permitir isso".
Na próxima semana, Zaeli retoma as ações em busca de apoio, por meio de recursos junto ao governo do Estado. O governador Silval Barbosa (PMDB) já confirmou respaldo que poderá ser dado para pleitos do município. O interino Madureira fez pleito ao governo de aproximadamente R$ 15 milhões, para serem empregados em obras de recuperação da malha viária. O atual prefeito tentará não apenas assegurar o valor, como também espera ampliar as remessas do caixa estadual. Ele promete ainda reavaliar as políticas de atração de investimentos para o município.