Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Sexta - 15 de Abril de 2016 às 09:24
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, estará apto para receber voos internacionais. Em vistoria realizada nesta quinta-feira (14) às obras de internacionalização do piso inferior do aeroporto, o superintendente da Receita Federal no Centro-Oeste, José Oleskovicz, confirmou que o novo terminal voltado para embarque e desembarque dos voos internacionais atende a legislação alfandegária, e que na próxima semana será publicado no Diário Oficial da União um ato declaratório temporário de alfandegamento.

Segundo Oleskovicz, esse documento liberará na manhã do dia 20 de abril a entrada de um voo fretado da Amaszonas, vindo de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), trazendo autoridades e empresários bolivianos para a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, que vai acontecer entre 20 e 24 desse mês, em Cuiabá. Os passageiros voltarão ao seu país de carro e o avião que os trará retornará a Bolívia 30 minutos após o desembarque em Várzea Grande.  

Além disso, o ato declaratório vai liberar a saída, no dia 22, de um voo privado com destino a província de Chaco (Argentina), que levará turistas argentinos que também virão para a FIP, depois de passar pelo Rio Grande do Sul.

Acompanhado do secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), Eduardo Moura, e do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o superintendente e a delegada regional da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Rizzi conheceram o espaço onde ficarão abrigados o detector de metais e a esteira de raio-x, e ainda as salas da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Viemos hoje aqui justamente para ver in loco se o aeroporto já estaria em condições de receber voos e vimos que tem sim a estrutura necessária e por isso daremos autorizações excepcionais, que serão validas para os dois voos envolvendo a Bolívia e a Argentina”, comenta a delegada regional Marcela Rizzi.

Para o alfandegamento definitivo do aeroporto Marechal Cândido Rondon será necessário um novo processo, já em andamento, previsto para terminar em maio, junto com a finalização completa da obra de internacionalização, que também envolve o piso superior.

Segundo o secretário Eduardo Moura o ato provisório alfandegário é o início da internacionalização do aeroporto e o primeiro passo para que empresas áreas se interessem em ofertar rotas internacionais saindo de Mato Grosso.

“Mercado e estrutura para atender voos internacionais nós sabemos que a partir de hoje há no nosso Estado. O que precisamos daqui pra frente é atrair investimentos e assim fazer com que tenhamos aqui rotas aéreas para países próximos como Bolívia, Paraguai, Chile e Argentina”, declarou Eduardo Moura. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2028/visualizar/