Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 15 de Abril de 2016 às 09:02
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinaram o Protocolo de Cooperação Técnica para a realização dos cursos em modalidades paralímpicas aos profissionais de Educação Física de Mato Grosso. O termo de parceria foi assinado durante solenidade no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Os cursos serão ministrados por técnicos do CPB. Nas aulas eles ensinarão os professores de Educação Física como trabalhar o esporte adaptado com crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência. Serão ensinadas as modalidades de tênis de mesa, judô, atletismo, natação e goalball.

O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, destacou que o Estado está olhando com mais atenção a esse público que representa 22% da população matogrossense.  “Essa iniciativa será importante, pois começaremos despertar nos profissionais da Educação Física o olhar para esse seguimento, que não quer caridade, quer e precisa de oportunidades para a prática do esporte, para o lazer e saúde”, destacou o gestor. durante a solenidade.

O diretor de Relações Institucionais do CPB, Luiz Garcia, também comemorou a pareceria com o Governo de Mato Grosso. Ele ressaltou que ações como essas são importantes para fomentar o paradesporto na base, para transformar crianças e adolescentes em futuros campeões paralímpicos.

Garcia destacou que o comitê trabalha constantemente para oferecer o melhor aos paratletas. Prova disso é o Centro Esportivo Paralímpico Brasileiro, que é construído desde 2013 em São Paulo para ser o maior centro do segmento da América Latina.

O superintendente de Políticas Esportivas Especiais da Seduc, Mário Marcio Pecora, agradeceu a parceria do CPB para a realização dos cursos em modalidades paralímpicas. Ele disse que isso será um grande incentivo para Mato Grosso, já que o Estado pretende realizar os Jogos Estaduais, Escolar e Abertos da pessoa com deficiência.

Outra meta da superintendência, conforme Pecora, é sediar no Estado os Jogos Escolares Paralímpicos. “E tudo começa com o trabalho de base. Nesse sentido, os cursos do CPB serão  importantes para adotarmos uma cultura de prática do paradesporto em Mato Grosso”, concluiu Pecora.

Cursos paralímpicos

Os cursos serão realizados durante as 10 etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude. A capacitação será feita em cidades pólo fazendo com que os 141 municípios de Mato Grosso tenham condições de participar da iniciativa.

O primeiro curso ocorre nesta sexta-feira (15), em Nova Xavantina, na região Araguaia, na modalidade de tênis de mesa. Ao todo são 300 vagas disponíveis para o curso, somando as 10 etapas.  

Ainda haverá capacitações nas cidades de São Félix do Araguaia (Judô), Cáceres (Tênis de Mesa), Aripuanã (Judô), Sinop (Natação), São José do Rio Claro (Natação), Paranatinga (Atletismo e Goalball), Campos de Júlio (Atletismo), e Colíder (Goalball).

Há vagas em todas as etapas, inclusive na primeira cidade, em Nova Xavantina. As inscrições são feitas por meio de formulário que se encontra anexo no final desse texto. Após o preenchimento do formulário o documento deve ser enviado para o email: rafaelsimoes@seduc2.mt.gov.br. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2030/visualizar/