Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sábado - 02 de Abril de 2011 às 18:22
Por: Silvana Ribas A GAZETA

    Imprimir


Unidade abriga 191 adolescentes nos regimes provisório e internação e parte das celas foram destruídas
Unidade abriga 191 adolescentes nos regimes provisório e internação e parte das celas foram destruídas

Cinco pessoas feridas, a apreensão de 26 armas artesanais (chuços) e destruição de parte de celas foi o saldo do princípio de motim ocorrido na noite de quinta-feira (31) no Complexo Sócioeducativo do Pomeri. Policiais militares que atuam na 2ª Companhia, que atende o Centro de Ressocialização de Cuiabá, foram acionados para conter o princípio de rebelião e fizeram 17 disparos com arma anti-motim e 3 com pistolas para conter os internos.

Os policiais militares que atuaram na ação relataram, em boletim de ocorrência, que o adolescente S.B.O., 15, vindo de Juruena (880 km a noroeste de Cuiabá), foi o responsável por arrebentar 4 cadeados e abrir as celas, libertando os outros infratores. Ao perceberem a movimentação, os agentes sócioeducativos e prisionais foram conter a saída do grupo que tentava chegar ao pátio externo e passaram a ser atingidos por pedradas e golpes dados com barras de ferro. Segundo relato dos PMs, parte do prédio foi quebrada, inclusive vasos sanitários. A confusão começou por volta das 21h e deixou feridos um policial militar e 4 agentes que atuam na unidade. Não foram ferimentos graves, mas lesões provocadas principalmente pelas pedras.

Segundo o tenente-coronel PM Maurício Magalhães, comandante do Batalhão de Guardas da PM, que atua nas unidades prisionais, além dos 4 militares que atuam na guarda do Pomeri, outros 8 foram deslocados para conter o princípio de fuga. Eles atuaram ainda na revista feita na unidade em que localizaram as armas artesanais. Segundo ele, a tentativa de fuga foi evitada em tempo hábil e os maiores prejuízos ficaram por conta da destruição do prédio.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a qual é subordinada a unidade, em nota à imprensa, informa que houve por volta das 21h desta quinta-feira (1º) o início de um motim no bloco 1 do Complexo Sócioeducativo de Cuiabá (antigo Pomeri), que abriga hoje 22 adolescentes em conflito com a lei. Alguns adolescentes começaram o motim destruindo cadeados que dão acesso à área externa da unidade. Entretanto, segundo a nota, a Polícia Militar foi acionada e a situação contornada sem nenhuma intercorrência nem feridos. A secretaria afirma que não houve fuga.

Ao todo, no Complexo Sócioeducativo, estão abrigados 52 adolescentes no regime provisório, 130 na internação masculina e 9 adolescentes do sexo feminino no regime provisório.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20380/visualizar/