Gestores visitam unidades dos sistemas penitenciário e socioeducativo de Cáceres
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, visitou nesta semana unidades dos sistemas penitenciário e socioeducativo de Cáceres. Na terça-feira (12.04), o titular da Sejudh conheceu o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do município, acompanhado do adjunto de Justiça, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior.
O atendimento foi feito pela diretora da unidade, que mostrou as dependências do prédio, seu funcionamento e os problemas enfrentados pela equipe daquela unidade.
“Temos ciência de que as condições de trabalho dos agentes socioeducadores na unidade de Cáceres pode e será melhorada. Em reunião realizada conosco no início de março, o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, destacou o compromisso do Governo do Estado em executar os projetos considerados prioritários na área de Justiça e Direitos Humanos”, informou Dorilêo. O gestor conversou também com os 14 adolescentes internos, para ouvir suas demandas e reclamações. “Alguns deles disseram que o fornecimento de comida não está a contento, e eu solicitei ao adjunto de Justiça que verifique o que está ocorrendo, para que o problema seja resolvido junto a empresa fornecedora”.Dorilêo disse que vai verificar o que pode ser feito para ajudar a solucionar alguns problemas encontrados na unidade, como na área da saúde. “O trabalho executado pelo governo estadual é realizado em parceria por todas as secretarias, e se estamos passando por problemas para conseguir alguns remédios, como é o caso aqui, procuraremos a Secretaria de Estado de Saúde para nos ajudar a dar solução a esta questão”.
O gestor da Sejudh esclareceu que o Estado aguarda posicionamento do Poder Judiciário sobre os investimentos que serão realizados no Sistema Socioeducativo, na ordem de R$ 20 milhões, que beneficiarão todas as unidades, inclusive a de Cáceres. “O investimento na construção de novas unidades e a reforma completa do Complexo Pomeri, localizado na capital, foram anunciados em 2015; agora estamos aguardando o Judiciário, que é um dos mais importantes parceiros do Executivo nesta área, definir as datas para o início das obras”.
O secretário Marcio Dorilêo também se reuniu com o prefeito de Cáceres, Francis Maris. “É muito bom ter um prefeito sensível às causas sociais e com um espírito de estado de transformação, assim ficamos mais motivados para estreitar parcerias para novos projetos”.
Dorilêo agradeceu a parceria do município pela utilização da mão de obra de recuperandos em obras e no trabalho de limpeza urbano. As visitas foram encerradas com uma rápida passagem pela Defensoria Pública de Cáceres.
Cadeia Pública
Na quarta-feira (13.04) foi realizada a inauguração de reformas na Cadeia Pública de Cáceres, que incluem o hall de entrada a muralha da unidade. Dorilêo participou do evento na companhia do adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto, e do superintendente de Gestão de Cadeias, Gean Gonçalves, e do diretor da unidade, Revetrio Francisco.
O Conselho da Comunidade de Cáceres foi o principal parceiro do Estado na reforma da cadeia pública do município.