Cerca de 250 profissionais participam de curso em seis segmentos
O curso de qualificação profissional ‘Bem Receber Copa’ começa as aulas na próxima segunda-feira (04) com 835 participantes da Grande Cuiabá. São profissionais do ramo de hotelaria com seis segmentos – gerência, recepção, mensageiro, governância, camareira e porteiro. Desse total, cerca de 250 são de Várzea Grande, que trabalham nos 10 principais hotéis da cidade. Somente um hotel inscreveu 83 funcionários. O curso é oferecido pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo.
Segundo a coordenadora do programa, Anivalda Ribeiro, são 200 horas via internet, mas com aulas presenciais mensais durante seis meses, as aulas serão ministradas no Mato Grosso Palace.
Ela destaca que o ramo de hotelaria é de certa forma rotativo, pois muitos profissionais descobrem que não tem afinidade e quando consegue outra colocação, muda de ramo. A idéia é transformar os trabalhadores no ramo de hotelaria em profissionais qualificados. Além de garantir uma permanência maior, passa a ser valorização com ganhos reais de salário.
“O curso é totalmente gratuito, desde apostila, livros, tudo. No final do curso, o participante ganha um cartão magnético que tem validade em todo o território nacional”, frisa.
Esse é o segundo curso oferecido aos funcionários do ramo de hotelaria. No ano passado, foram oferecidas 405 vagas e o curso teve o melhor aproveitamento entre as 12 Capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.
“Das 405 vagas, formamos 393 profissionais. Fomos elogiados em nível nacional. Tanto que conseguimos o dobro de vaga”, lembra.
Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, João Avelino Bulhões, o curso é importante na medida em que qualifica os profissionais do ramo de hospedagem, que é básico para a Copa de 2014. “Estamos nos preparando para o maior evento mundial”.