SINOP: Presos cavam túnel de 20 metros e 28 fogem
Vinte e oito presos conseguiram fugir após cavarem um túnel com comprimento entre 20 e 30 metros no Presídio Osvaldo Florentino, o Ferrugem, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). A Polícia conseguiu recapturar Dioni Conceição Silva, 27, e Adeilton Lourenço dos Santos, 25. Os 2 foram encontrados nas imediações e já foram ouvidos na Delegacia Municipal de Sinop.
O delegado Joacir Batista dos Reis investiga o caso e diz que caso seja confirmada a negligência do serviço de vigilância, os servidores vão responder um processo administrativo disciplinar. O diretor do presídio, Rodimar Sauer, informou à Polícia que o começo da escavação aconteceu a partir de sexta-feira (25), quando houve a última revista no local.
A informação entrou em conflito com os depoimentos dos foragidos. Um deles foi transferido para a cela na terça-feira (22) e alega que o túnel já estava quase pronto.
Antes da revista, os presos taparam a abertura com cimento. Reis explica que ainda não foram esclarecidos detalhes, como a pessoa que forneceu o material.
Outro ponto que não está claro é sobre a terra retirada da escavação. O material foi escondido dentro dos colchões e travesseiros. Também estavam nos demais recipientes, achados dentro das celas. Uma parte foi descartada no vaso sanitário, conhecido como "boi".
Os presos tiveram o cuidado de jogar a terra em pequenas porções para não entupir o cano, chamando a atenção da administração. Reis acredita que é impossível os agentes não perceberem nenhum indício da tentativa de fuga durante a revista.
Nenhum dos recapturados soube informar o destino dos demais fugitivos. Eles votaram para a prisão na tarde de ontem. Investigadores e policiais militares fazem buscas na região para tentar localizar os 26 foragidos.
A fuga aconteceu por volta das 19h de segunda-feira e os detentos usaram colheres artesanais, feitas com pedaços de equipamentos eletrônicos, como rádios e ventiladores. Todos instrumentos foram recolhidos pela Perícia Criminal e passarão por análise. O delegado informou que o túnel era bem estruturado e tinha mais de 1 metro de largura. Estavam no local 30 presos, dos quais 2 optaram por permanecer no presídio.