Riva anuncia participação de vereador no Parlamento Amazônico
Além de deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, agora um vereador de cada unidade da federação terá representatividade no Parlamento Amazônico. O anúncio foi feito na sexta-feira (25) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), durante solenidade de posse do novo presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), o vereador por Nova Mutum, Unírio Shirmer, o Ratinho.
“Será escolhido um vereador de cada estado e ele terá direito a voto. Assim, a Ucmmat terá um membro permanente no Parlamento Amazônico”, declarou Riva ao convidar todos os parlamentares a participarem do evento no dia 29 de abril, que será sediado em Cuiabá. Segundo ele, são temas importantes a serem debatidos e que dizem respeito também aos municípios. “Já temos a confirmação de mais de 120 deputados estaduais”, ressaltou.
Neste ano, o Parlamento Amazônico vai discutir assuntos como Código Florestal e recursos hídricos, a ampliação do poder legisferante das Assembleias Legislativas, como a competência para criar municípios, a reforma no Planejamento Público com o orçamento impositivo e logística na Amazônia.
Riva também destacou a importância dos Parlamentos Regionais como já acontece em Vila Bela da Santíssima Trindade, que reúne nove municípios e em Alta Floresta, composto por seis cidades. Em breve, ainda será criado o Parlamento do Vale do Teles Pires. “É preciso que se reúnam para discutir os problemas da região”.
Sobre a posse de Ratinho, Riva disse que parceria entre Assembleia Legislativa, Ucmmat e AMM vão continuar. Destacou que a conquista mais importante é o reconhecimento do vereador como agente político, uma vez que só era lembrado em épocas de eleição. “Tenho certeza que o Ratinho vai dar sequencia a um trabalho muito bem iniciado por Aluizo Lima. Queremos manter com a entidade um canal de diálogo permanente. O vereador é o para-raio dos problemas. É aonde as demandas da sociedade chegam primeiro”, concluiu.
PARLAMENTO AMAZÔNICO – Cuiabá como sede do Parlamento Amazônico (PA) marca o retorno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) nos debates da associação, que é composta por nove estados. O deputado Riva foi um dos idealizadores do encontro, já foi presidente e, hoje, retorna como presidente de honra.