Técnico crê que em breve time jogará de forma semelhante à equipe catalã. Comandante cita o Fla de 81 como exemplo de grupo que demorou a brilhar
Luxa se defende de críticas sobre ataque rubro-negro citando Barça
São 24 gols em 13 jogos, dez dessas partidas contra equipes consideradas pequenas. O Flamengo versão 2011 ostenta invencibilidade, título da Taça Guanabara e garante o discurso de Vanderlei Luxemburgo. Mas ainda não encanta.
Se o sistema defensivo ganha consistência, mesmo com a irregularidade de Egídio, na parte ofensiva a situação é diferente. O treinador decidiu transformar Ronaldinho em centroavante e apostar na chegada de dois meias para ajudá-lo. Um deles é Thiago Neves. O outro já foi Bottinelli e no último domingo, contra o Flu, Negueba. Seja com um ou com outro, o ataque é pouco agressivo e carrega a média de 1,84 gol por jogo no ano. Nada impressionante.
O treinador pede calma e aposta alto. Acredita que o Flamengo poderá jogar no estilo do Barcelona. O time catalão joga com Messi, Pedro e David Villa - este último mais presente na área. Para Luxa, porém, o trio seria o equivalente a Ronaldinho, Thiago Neves e Negueba. No meio, em vez de Xavi e Iniesta, ele aposta em Willians e Renato.
- Cismaram com essa coisa de achar que não podemos jogar com três atacantes de movimentação. As 20 pessoas que estão aqui (na sala de imprensa) devem admirar o Barcelona. Só tem guarda de maquete naquele time, não tem centroavante. Messi joga como atacante solto, buscando espaço, e os jogadores chegam com maestria, magia. É só ter calma que a equipe chega lá. Falta entrosamento – afirmou o treinador.
Depois de sofrer para escapar do rebaixamento, o Flamengo de Luxemburgo passou por uma profunda reformulação. O técnico utiliza-se de outro exemplo ousado para amenizar as críticas.
- O time está crescendo, é um time de dois meses e meio. Tem de haver um pouco mais de calma, ajustar um pouco mais. Flamengo foi campeão do mundo em 81, não foi? Mas aquele time não foi montado naquele ano. Foi feito todo um trabalho até chegar aquele ponto. Temos que ter um pouquinho mais de calma – pediu Luxemburgo.
Depois do empate por 0 a 0 com o Fluminense, o Flamengo se concentra agora na Copa do Brasil. O time enfrenta o Fortaleza, quarta-feira, no estádio Castelão.