Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 08:45

    Imprimir


Foto: Arquivo

Mais 15 presos fugiram da Cadeia Pública de Cáceres (225 km a Oeste da Capital) por um túnel durante a madrugada de ontem. Esta é a 2ª fuga registrada em apenas 18 dias no estabelecimento prisional, que abriga 420 detentos, o dobro de sua capacidade, de forma insalubre e sem segurança. A crise estrutural da unidade iniciou em dezembro, quando a Polícia encontrou um mini laboratório de refino de cocaína dentro de uma cela e foi descoberta a entrada de adolescentes dentro da cadeia para prática de sexo com os presos. Ao todo, 39 fugiram do presídio este mês.

O diretor da Cadeia, Cleiton Norberto da Silva, relata que os policiais perceberam a fuga, quando viram os presos correndo para a rua lateral da unidade. A ação aconteceu às 4h e 1 hora depois, 2 foram recapturados pela Polícia Militar (PM). "De noite ficam apenas 3 policiais de plantão", diz Cleiton, que afirma ser a insegurança um incentivo às fugas. No período diurno são 7 policiais, mas ainda assim, o diretor confirma ser um número ínfimo para monitorar os 420 detentos. "Falta reforma na estrutura física e efetivo de pessoal, colocar portas, está sucateada."

Na semana passada, Cleiton e o juiz Carlos Roberto de Campos solicitaram escolta à Secretaria do Estado de Segurança Pública. Eles denunciaram que estavam sendo ameaçados de morte. Segundo Cleiton, as ameaças eram feitas por telefone e pessoalmente. Problemas de superlotação e medidas tomadas na entrada de celulares e pessoas dentro da unidade teriam ocasionado a intimidação. Após a 1ª fuga, de 24 presos, foragidos acusaram a direção da Cadeia de aceitar dinheiro para facilitação da ação. Cada um teria pago R$ 5 mil para que a construção de um túnel fosse consentida pelos agentes prisionais.

Outro lado - A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) não deu retorno aos telefonemas da reportagem para comentar quais medidas serão feitas para conter as fugas. No dia 8 de fevereiro o superintendente de Gestão em Cadeias do Estado esteve em Cáceres e prometeu a transferência de presos.
 


 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20797/visualizar/