Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 07:53
Por: ANA KARLA COSTA

    Imprimir


Ednilson Aguiar
Secretária de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra
Secretária de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, foi eleita vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). A eleição aconteceu na 1ª reunião anual do fórum realizada na quinta-feira (24.02) durante o 17º Workshop & Trade Show CVC 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A diretoria do Fornatur é composta por nove membros, sendo quatro diretorias (presidência, vice, secretário executivo e presidente do Conselho dos ex-presidentes) e de cinco vice-presidentes regionais (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Suldeste). O mandato da nova diretoria é de um ano.

Para a secretária Teté Bezerra, que está no cargo há dois meses, assumir a vice-presidência do Formatur na região Centro-Oeste representa o reconhecimento nacional do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo na área do turismo, principalmente na definição de políticas públicas que visam a consolidação de Mato Grosso com um dos principais destinos turísticos brasileiros. “Temos um potencial turístico imensurável. Somos o único Estado brasileiro que possui três biomas e que está investindo na infraestrutura turística para melhor receber turistas de todos os lugares do mundo”, frisou a secretária. Ela acrescentou ainda que na vice-presidência do fórum vai propor uma ação macro regional com os demais estados do Centro-Oeste. “A região Sul do País já desenvolve um trabalho em conjunto na divulgação da região. Pretendemos fazer igual no Centro-Oeste”.

Durante a reunião da Fornatur, o ministro do Turismo, Pedro Novais, apresentou a política nacional do turismo, que vai priorizar o desenvolvimento regional, inclusão e preservação do patrimônio cultural, tudo isso por meio do viés sustentável. “Vamos descentralizar as ações do Ministério. A tônica é manter o avanço sólido e paulatino do setor, investindo na infraestrutura e capacitação profissional de forma simultânea. Pretendemos investir pesado na promoção de eventos para a divulgação dos destinos e regiões. Tudo isso vai aumentar a competitividade dos produtos e serviços no mercado interno e externo”, explicou Novais.

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Augusto Lopes Moysés, anunciou o projeto que vai divulgar o Brasil em mais de 40 países. Como o tema “Brasil te chama”, a Embratur estabeleceu uma agenda comercial no exterior, onde serão apresentadas as nossas potencialidades turísticas. “Um levantamento do Banco Central registrou um aumento de 5% das despesas de turistas estrangeiros no Brasil em janeiro de 2011. A comparação é feita com o mesmo período de 2010. No primeiro mês do ano, os turistas estrangeiros deixaram US$ 595 milhões no país. Em janeiro do ano anterior, foram gastos US$ 566 milhões. Esses dados mostram que crescemos 14% em relação a 2009. Estamos no caminho certo”, enfatizou o dirigente da Embratur.

Teté Bezerra disse ainda que no último dia do 17º Workshop & Trade Show CVC, foram apresentados aos secretários de turismo, pelo presidente da CVC, os novos nichos do setor, como lançamento de roteiros e serviços inéditos, tanto para brasileiros que estão em busca de conhecer melhor seu País, como para estrangeiros que fazem do Brasil a 37.ª posição no ranking dos países mais visitados do mundo, com cinco milhões de turistas ao ano.

"Depois de conquistar a casa própria e o automóvel, é a vez do brasileiro investir na realização do sonho da viagem. Esse movimento já está acontecendo e estimulando a criação de novos negócios e produtos no turismo. Tudo isso agregado ao fato de sediarmos a Copa do Mundo de 2014, o setor do turismo será um dos mais aquecidos, consequentemente isso vai refletir na economia. Diante disso, as operadoras estão investindo em novos roteiros e Mato Grosso será um dos deles”, comemorou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

Uma das novidades apresentadas no Fornatur é o início da operação e comercialização de viagens para localidades pouco conhecidas, porém desejadas por um novo perfil de turista brasileiro – o que já conhece boa parte do Brasil e do mundo, mas que sonha em desfrutar de novas vivências e que está em busca de "viagens de experiências" e de incursões em determinadas culturas. Como resultado desta movimentação, a partir de março, a CVC lança uma nova programação de viagens, chamada "Descobertas", que até junho deste ano apresentará 20 novos roteiros inéditos pelo Brasil, rumo a destinos turísticos do País pouco conhecidos pelos brasileiros, pela dificuldade de acesso ou pela inexistência de pacotes similares no Brasil.

"Vamos levar a família brasileira para regiões acessadas até então somente por mochileiros e veículos 4x4. Temos estrutura para operar este tipo de viagem em todo o Brasil, oferecendo para toda a família a oportunidade de conhecer regiões pouco conhecidas, com conforto e completa assistência durante toda a viagem", explica Cleyton Armelin, diretor comercial e de vendas nacionais da CVC.

O primeiro roteiro desta nova série de viagens, e que fortalece a vocação da operadora em contribuir com o desenvolvimento do turismo brasileiro é a "Rota das Emoções". Trata-se de um roteiro de viagem desenvolvido pela CVC em conjunto com os Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, que vai unir, em uma única viagem, Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Sete Cidades (PI).

Os roteiros "Descobertas" também se diferenciam por oferecerem acompanhamento de guias bilíngues – diferencial que permitirá que a CVC ofereça estes roteiros a operadoras estrangeiras. Outra vantagem é que estes roteiros podem ser adquiridos por turistas de qualquer região do Brasil, já que as viagens terão sempre início em alguma capital do País, permitindo ao agente de viagem acrescentar trechos aéreos da cidade de origem do passageiro até a cidade de início do roteiro. Nesta série, também serão lançados roteiros para São Miguel do Gostoso, Pipa e Mossoró (RN), Canoa Quebrada (CE), Pantanal (MT), Morro de São Paulo, Península de Maraú, Itacaré, Abrolhos e Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Estrada Real (MG e RJ), Cânions do Rio Grande do Sul (RS) e o interior de Santa Catarina (SC).






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20800/visualizar/