Reformulado, Projeto Parceria Rural/Pecuária retoma suas atividades em março
A pecuária é uma das áreas que fortalecem a economia mato-grossense projetando-a no cenário nacional. Para continuar com o trabalho de qualificação do trabalhador rural, em março, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) retoma o Projeto Parceria Rural/Pecuária, responsável pela realização dos cursos de Vaqueiro e Doma Racional. Este ano as ações de capacitação serão levadas a 20 municípios, número este que deve aumentar diante da demanda de solicitação das prefeituras municipais.
O projeto foi lançado em 2003 e desde então já qualificou cerca de 2,4 mil trabalhadores mato-grossenses. O Parceria Rural/Pecuária é um importante instrumento de aprimoramento profissional do homem do campo e também uma forma de reduzir o êxodo rural. O público alvo prioritário do projeto são os desempregados e pequenos produtores rurais.
O curso de vaqueiro, por exemplo, oferece disciplinas práticas de manejo do gado, como cria, recria e vacinação. Além disso, o trabalhador aprende formas de utilizar o couro do animal para confecção de artesanato e utensílios usados na atividade pecuária.
Já no curso de doma racional o aluno aprende a domesticar e amansar o animal, sem precisar usar de violência. Para isso, existem módulos de aula específicos sobre a saúde e o bem-estar do animal. Os alunos também aprendem a utilizar materiais como cordas, lonas e freios na doma do animal.
Segundo a coordenadora do Projeto Parceria Rural/Pecuária, Celina Palhari, a tecnologia tem se tornado aliada aos trabalhos do campo, motivo que exige uma constante atualização do trabalhador rural. “Este ano nós estamos reformulando o conteúdo dos cursos e introduzindo novas técnicas, que devem tornar mais lucrativa a atividade pecuarista”, disse a coordenadora.
Em 2010, o curso atendeu 19 cidades do Estado, gerando oportunidades não só para os alunos, como para fazendeiros e empresários do ramo que contaram com profissionais capacitados para a atividade rural. Ao todo, 361 pessoas concluíram os cursos no ano passado.
Um dos participantes da qualificação, Leandro Souza, aluno do Curso de Vaqueiro, disse que mesmo já trabalhando na área há bastante tempo, ficou satisfeito com o resultado. “Se eu pudesse dar uma nota para a iniciativa do Governo do Estado pela realização do Curso de Vaqueiro, eu daria 10, pois estamos tendo uma oportunidade gratuita para nos qualificarmos e a garantia do certificado de aprendizado nas mãos”, disse Leandro Souza.