Dirigentes do futebol do Rio Grande do Norte ajudarão a selecionar campos de treinamento
Federação potiguar ganha espaço na organização da Copa 2014
Torres prometeu maior espaço para que a FNF possa participar ativamente da organização do Mundial. A primeira participação da federação será auxiliar na escolha de espaços que podem servir de Centros de Treinamento para seleções, antes e durante o Mundial.
“Tivemos uma conversa muito boa em todos os sentidos. Espero que a partir de agora o futebol do RN possa ter uma atenção maior do poder público”, disse Vanildo, que deve voltar a se reunir com Torres na próxima semana.
CTs da Copa
Três locais já foram indicados pela Secopa e devem fazer parte da lista de CTs que será apresentada aos membros do Comitê Organizador Local (COL), que visitará a capital potiguar no dia 14 próximo. São eles: campos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Sesi Clube, além do velho e abandonado estádio Juvenal Lamartine, inaugurado em 1928.
O estádio Frasqueirão também será incluído na relação. Atualmente, o campo do ABC é o que dispõe de melhores condições para receber uma seleção, não só pelo espaço físico, mas pela localização estratégica, a cinco quilômetros dos principais hotéis da cidade. A diretoria do clube já manifestou interesse, mas não apresentou projeto.
Estádio Juvenal Lamartine
Com relação ao estádio Juvenal Lamartine, que foi a principal praça do futebol potiguar antes da inauguração do Machadão (1972), José Vanildo acredita que a inclusão do estadinho do Tirol, como é carinhosamente chamado pelo torcedor, na relação de possíveis CTs para a Copa, pode tirar do papel o projeto de ampliação e modernização do estádio.
A intenção da FNF é que o Juvenal Lamartine possa se transformar em estádio alternativo para o futebol potiguar (profissional, escolar, de base e amador) e, principalmente, para América e Alecrim, clubes de Natal que usam o estádio Machadão para mandar seus jogos –o Machadão será demolido até meados deste ano para dar lugar ao Estádio das Dunas, palco da Copa.
“O projeto de revitalização do JL é viável e foi orçado em aproximadamente R$ 18 milhões. Com o apoio da Secopa e do prefeito em exercício, Paulinho Freire, que se sensibilizou com a proposta, esperamos que este projeto possa sair do papel”, disse Vanildo.
O projeto contempla a revitalização das estruturas, além da recuperação do gramado, da construção de um novo tobogã de arquibancada e lojas comerciais, estacionamento e museu do futebol. A capacidade aumentará de quatro para 10 mil espectadores.
Licitação do Estádio das Dunas
Os membros do COL devem aproveitar a visita a Natal para fiscalizar o processo licitatório do Estádio das Dunas, que no próximo dia 2 terá a segunda abertura dos envelopes. No último dia 24 de novembro a licitação foi deserta e o RN teve que solicitar ao COL um novo cronograma para dar sequência à licitação.
O edital sofreu uma série de ajustes. Quatorze empresas já retiraram o novo documento, segundo o governo. “Esperamos que desta vez a concorrência seja um sucesso. Até meados de abril esperamos conhecer a empresa ou consórcio que vai construir o estádio”, diz Torres.