Proprietários de vans escolares de Cuiabá aderem ao programa Despoluir
A Associação do Transporte Escolar de Mato Grosso (ATRAE) aderiu na manhã desta terça-feira (12) ao Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O lançamento do programa foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte-Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Fetramar (Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros), que é a operadora do Despoluir no Estado.
No lançamento, mais de 20 transportadores compareceram à sede do Sest/Senat (na Avenida Fernando Corrêa da Costa) para fazer a aferição dos seus veículos. O programa visa combater à poluição ambiental de forma preventiva. Antes mesmo de a fumaça ser lançada ao ar, em decorrência de motores desregulados, o Despoluir já atua realizando testes de opacidade e de tacometria junto aos operadores de transporte de modo a garantir um programa de sustentabilidade.
Os testes já vêm sendo realizados há oito anos nos ônibus de transporte coletivo em Cuiabá, desde que o programa foi lançado no Estado. Há dois anos o Despoluir começou a ser aplicado nos micro-ônibus do transporte alternativo e agora os proprietários de vans escolares passam a fazer parte do programa, cujos testes são bancados pela Confederação Nacional do Transporte. As aferições são periódicas (a cada 90 dias) de acordo com as normas estabelecidas pelos padrões da resolução 457 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e da resolução NBR 13.037.
Os proprietários de vans escolares interessados em fazer gratuitamente o teste podem levar seus veículos ao Sest/Senat até sexta-feira (15). Os técnicos estarão atendendo pela manhã das 7h30 às 11h30 e na parte da tarde das 13h30 às 17h30.
Novas práticas
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, com o lançamento do programa para o segmento do transporte escolar, todos ganham: o setor público, porque demonstra responsabilidade socioambiental e os empresários do setor, porque passam a ter conhecimento para adotar novas práticas ambientais.
“Os senhores irão aprender a racionalizar o uso do diesel, a questão da manutenção da frota, o tempo de vida útil, a capacitação dos motoristas. A cidade e a sociedade também ganham, já que o programa contribui para a melhoria da qualidade do meio ambiente e do ar que respiramos”, disse o secretário.
De acordo com a ATRAE, estão registrados para atuarem no setor em Cuiabá cerca de 80 empresas do transporte escolar, das quais 25 já fazem parte da entidade, que está concluindo sua estruturação. Para o vice-presidente Luciano Marinho, é importante que os transportadores se associem para fortalecer ainda mais a entidade. “Tudo o que traz benefício para o meio ambiente é válido. Estamos abraçando este projeto e vamos fazer o possível para que todos que atuam no transporte escolar façam esta vistoria”, disse o dirigente.
Ganho econômico
Conforme o coordenador do Programa Despoluir em Mato Grosso, Carlos Orso, além da contribuição socioambiental, quem adere ao programa também tem um ganho econômico, já que se o motor estiver regulado, e economia de combustível chega a 13%. O teste nos veículos é feito com o equipamento conhecido como opacímetro de fluxo parcial e dura de três a cinco minutos. O instrumento mede a quantidade de fumaça expelida pelos motores e mostra se o motor está funcionando de acordo com o padrão estabelecido pelas normas ambientais.
“Quando o veículo não passa no teste, o técnico orienta sobre as possíveis causas do problema, que pode ser com o filtro, bico injetor, ou combustível. Feito o diagnóstico, o condutor é orientado para tomar as providências visando à correção”, explicou Carlos Orso. De acordo com o coordenador, a parceria que vem sendo realizada com a Semob, e que passa a atender agora ao transporte escolar, é bastante proveitosa. “É uma parceria de longa data e, com base nestes testes, podemos informar à Semob a respeito do estado da frota que está operando na cidade e isso serve como uma ferramenta administrativa”, complementou.
O diretor do Sest/Senat, Ademir Aguiar, também destacou a parceria que vem sendo realizada com a Secretaria de Mobilidade Urbana, principalmente na atual gestão. “Este projeto é importante porque beneficia diretamente os motoristas e empresários do transporte que são usuários do Sest/Senat”, afirmou. A entidade, que oferece o apoio logístico, vem atuando em parceria com a Semob em curso de capacitação voltados aos motoristas de ônibus, mototaxistas e motofretistas.