Documento que sistematiza os dados do investimento público brasileiro na área será lançado em Brasília
Ipea e ABC divulgam estudo sobre cooperação internacional
Os recursos do governo federal brasileiro investidos para contribuir com o desenvolvimento de outros países são o tema do estudo de Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional: 2005-2009, que será lançado nesta quarta-feira, 12 de janeiro, em Brasília no Auditório do Ipea (subsolo). O documento é o primeiro levantamento desta natureza realizado pelo governo brasileiro.
O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o apoio da Casa Civil. O objetivo foi identificar, resgatar e sistematizar os dados e as informações do investimento público para atividades, projetos e programas da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional no período 2005-2009.
Para a consolidação do estudo, foram realizadas várias reuniões com as instituições envolvidas ao longo de 2010. Foram apurados dados de mais de 60 órgãos da administração direta e entidades vinculadas do governo federal, consolidando informações de número significativo de ações, projetos e atividades.
O documento será apresentado às 14h30, em entrevista coletiva na sede do Ipea em Brasília (SBS, quadra 1, bloco J, edifício BNDES/Ipea), com a participação do Diretor da ABC, ministro Marco Farani, e do coordenador-geral de Estudos em Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto, Marcos Antonio Macedo Cintra. O evento terá transmissão ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.