Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 03 de Janeiro de 2011 às 11:13
Por: ELAINE PERASSOLI

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia Pedro Nadaf
Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia Pedro Nadaf

Na secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), desde fevereiro de 2008, o secretário Pedro Nadaf foi confirmado oficialmente para continuar a comandar a pasta. Nadaf começou no segundo governo de Maggi, em 2007 como Secretário de Desenvolvimento do Turismo e em 2008 assumiu a Secretaria de Indústria Comércio Minas e Energia (Sicme). Além dos projetos que já estão em andamento na Sicme, Nadaf diz que intensificará as ações em busca de novos empreendimentos para ampliar a verticalização da economia mato-grossense, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida do mato-grossense. E faz um pouco de mistério sobre os novos projetos que colocará em prática logo no primeiro semestre de 2011.

Presídio Produtivo será um deles. O secretário confirma que já há empresas, indústrias e fábricas interessadas em se instalarem próximo aos presídios de Mato Grosso para utilizar a mão-de-obra dos reeducandos. “Vamos qualificar e transformar estas pessoas em profissionais. Assim quando terminarem de cumprir a pena terão espaço no mercado de trabalho”. Nadaf diz que pretende investir mais na área social.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Itinerante), que nos dois últimos anos visitou mais de 30 municípios também será ampliado. O aumento nos valores financiados em 2010 aumento 155% se comparado com 2009. ‘O crescimento do volume de crédito é consequência da popularização do recurso para investimentos”.

Ampliação também é a palavra para o projeto dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE). A meta era instalar 40 nos dois últimos anos e foi superada. A equipe técnica da Sicme fechou 2010 com 42 unidades implantadas. O Cae é um posto da Sicme nos municípios que tem o papel de informar, orientar e auxiliar o empresário.

Prodeic, Fundeic, qualificação de mão-de-obra, missões técnicas empresariais, projeto do artesanato mato-grossense são algumas das ações desenvolvidas pela Sicme. Há ainda projetos no setor do comércio e da mineração. “Tudo terá continuidade e nossa expectativa é superar todos os números alcançados até agora”, garante Nadaf.

TRAJETÓRIA

Nadaf ingressou no Governo em 2007, na segunda gestão do Governador Blairo Maggi ocupando a pasta de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). Em um ano de gestão, uma das principais ações foi qualificação dos guias de turismo e a fiscalização no aeroporto Marechal Rondon para evitar que profissionais sem qualificação atendessem os turistas recém chegados.

Nadaf também foi o primeiro presidente do conselho da Agecopa e esteve em Zurique (Suiça) com Maggi e a equipe para apresentar Mato Grosso. “Trazer a Copa de 2014 para Mato Grosso era um sonho. Muitos diziam que éramos loucos, mas conseguimos”, comemora.

Durante a gestão na Sedtur, Nadaf também promoveu várias missões técnicas empresariais e famtur de jornalistas. “O objetivo era divulgar os destinos mato-grossenses”. O secretário também realizou a última Festa Internacional do Pantanal, a 14ª edição, com a visitação de mais de 150 pessoas e a participação de mais de 50 municípios.

Em fevereiro de 2008, Nadaf assumiu a Sicme e por quase dois meses acumulou as duas pastas. Logo nos primeiros meses intensificou a busca de novos empreendimentos, fez várias reuniões com empresários no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e vários outros Estados para apresentar o potencial de Mato Grosso. O resultado foi a captação de 237 empresas somente nos últimos três anos. Estes empreendedores investiram mais de R$ 8 bilhões no Estado, o que gerou 50 mil empregos diretos.






Fonte: Sicme/MT

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21371/visualizar/