Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Domingo - 19 de Dezembro de 2010 às 11:06

    Imprimir


Presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão
Presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão

Os camelôs da Associação do Shopping Popular de Cuiabá receberam ontem (17-12), a informação que entrou em vigor desde o dia 14 de janeiro a Lei dos Sacoleiros, que foi aprovada há mais de um ano e agora vai funcionar de fato.

A medida vai alterar o comércio de vários estados brasileiros, com a possibilidade do surgimento de dezenas de micro-empresas, com a legalização das pessoas que agiam fora do sistema. Segundo o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, “o sacoleiro tem agora a oportunidade de virar micro-empresário e fazer suas compras no Paraguai, mas para isto deverá formalizar sua empresa, onde agora irá pagar os impostos e continuar gerando renda e emprego no país”, explicou.

Galvão lembra que a luta começou aqui em Cuiabá, há mais de 15 anos,pela legalização da classe, com a criação da primeira cooperativa de camelôs do país e nos últimos três anos a luta continuou, primeiro pela aprovação e em seguida pelo cumprimento da Lei dos Sacoleiros (11.898), aprovada e sancionada em 2009, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) para os sacoleiros que trazem mercadorias do Paraguai, por via terrestre.

Os camelôs agora com a normativa da Receita Federal que entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2010, poderá a partir do dia 01 de janeiro de 2011, se adequar e se tornar de fato um empresário. “Nossa luta nesses 15 anos sempre foi pela legalização desta classe trabalhadora, que gera emprego e renda para inúmeras famílias”, afirma
Misael Galvão.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21499/visualizar/