Mais de 500 pessoas participaram da Caminhada Ecológica 2016
Sob uma chuva fina, mais de 500 pessoas participaram da Caminhada Ecológica 2016, realizada na manhã deste domingo (10), no Distrito do Coxipó do Ouro. Os participantes percorreram 10 quilômetros pela Trilha dos Tropeiros, às margens do Rio Coxipó. O evento faz parte do calendário de comemoração de aniversário de Cuiabá e objetiva além de incentivar a prática esportiva por meio da sustentação ecológica, fomentar o turismo local. Esta foi a 3ª edição da caminhada.
“É um evento que envolve um conjunto de boas práticas. Trazemos as pessoas para uma conscientização, tanto da atividade física, como para as práticas de preservação do meio ambiente. Além de mostrá-las como nossa terra tem lugares maravilhosos a se explorar, como o Coxipó do Ouro, que retrata um pouco da história desses 297 anos de Cuiabá”, destacou o secretário-adjunto de Turismo, Jeferson Moreno, que acompanhou de perto todo o percurso, caminhando os 10 quilômetros de trilha.
Os participantes puderam contemplar durante a caminhada, as belezas naturais do rio Coxipó, além de desfrutarem do ar puro junto à natureza, com clima agradável de terra molhada. Este ano os participantes se organizaram em grupos para percorrer a caminhada. O primeiro grupo concluiu o percurso no tempo de 2h45min. Quem estava entre eles foi o publicitário Dilson Oliveira, 58 anos, que sempre participa do evento.
“É muito bom ter eventos como esse na nossa cidade. Temos a oportunidade de conhecer novos lugares e ainda, aprendermos sobre nossa terra. Sempre procuro me inserir nas práticas de esportes locais, pois é uma maneira de valorizar nossa cultura também. Este ano com a chuva demoremos um pouco mais para concluir a caminhada. Mas deu tudo certo, tranquilo. Estão todos de parabéns”, declarou.
Pelo caminho foram montados vários pontos de apoio, com distribuição de água. Estavam presentes também equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para garantir a segurança dos participantes, que receberam logo na saída, orientações de como se portarem pela mata.
“É uma caminhada longa, com muitas oscilações entre subidas e descidas e com a chuva de hoje, se tornaram escorregadios. Sabemos que a ‘galera’ que participa são pessoas acostumadas com esse tipo de esporte, mas precisamos reforçar sempre essas orientações. Não só do cuidado com o corpo, mas também do respeito com a natureza, para garantimos o equilíbrio ecológico”, disse o diretor de Esportes, Luiz Arthur Ribeiro.