TRE mantém em funcionamento hoje o disque 148 para esclarecer dúvida
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manterá hoje em funcionamento o telefone para tirar dúvidas dos eleitores. Basta ligar no 148 para receber informações como locais de votação, justificativa, voto em trânsito, entre outros assuntos.
O disque-eleições atendeu mais de 6 mil eleitores no primeiro turno das eleições. A demanda pelo serviço caiu drasticamente após o dia 3 de outubro. Até o momento, desde o dia 3 de outubro, apenas 150 pessoas procuraram o serviço.
As dúvidas têm sido comuns. Por isso, o TRE informa aos mesários que trabalharam no primeiro turno das eleições gerais deste ano estão automaticamente convocados para atuar no segundo turno.
O mesário deve chegar ao local de trabalho às 7 horas. Aquele que deixar de comparecer, sem justa causa terá que pagar multa a ser definida pelo juiz eleitoral, conforme prevê o artigo 124 do Código Eleitoral. As penas previstas serão aplicadas em dobro se a mesa receptora de votos deixar de funcionar por culpa do mesário faltoso.
Em Mato Grosso são aproximadamente 29 mil mesários que organizam o ambiente e operam as urnas eletrônicas. Além deles, cerca de 10 mil pessoas foram convocadas para auxiliar no apoio das principais tarefas da eleição. O grupo é composto por merendeiras, coordenadores e auxiliares de locais de votação, que auxiliam na alimentação dos mesários e nos trabalhos logísticos envolvendo os colégios e prédios onde estão instaladas as urnas eletrônicas.
Outras 600 pessoas foram convocadas para os trabalhos de escrutínio e manuseio dos possíveis votos em cédulas. Eles compõem o grupo de pessoas convocadas para atuar nas juntas apuradoras e também como representante do juiz eleitoral nos municípios que não possuem comarcas do Tribunal de Justiça.