Educação constrói políticas para estudantes do Sistema Prisional
A coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos realiza a partir desta segunda-feira (18.10) a sexta-feira (22.10), no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), em Cuiabá, a formação das equipes que atuam com a Educação para o Sistema Prisional de Mato Grosso. Juntos debaterão a construção de políticas públicas voltadas para os estudantes desse segmento.
A proposta é formalizar ações para inserção desses estudantes na sociedade. A Seduc, em conjunto com todos os segmentos envolvidos nesse setor, irá elaborar um Plano para o Sistema de Educação nas Prisões. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida deste aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se encontra privado de liberdade.
Para os coordenadores do encontro, professora Kátia Aparecida Miranda e professor. Antônio Marcos de Mattos, pensar em ações de inserção desses estudantes é “condição importante para a redução dos índices de criminalidade e reincidência”.
Conforme Mattos, a escolarização ofertada deve ser capaz de impactar a vida dos homens e mulheres cerceados da liberdade, promover condições para a reinserção social, e, assim impactar diminuição da exclusão, e da violência.
A Seduc fortalece a atuação junto às unidades penais do Estado realizando intervenções nas áreas da Educação. “Propomos ações que contribuam com o processo de ressocialização do preso e do egresso”, conclui Kátia Miranda.
O Cefapro Cuiabá está localizado na avenida Cuiabá, s/nº, no Bairro Cohab Nova. Outras informações pelo telefone (65) 3613-6325, na coordenadoria de EJA.