Segurança Pública apresenta planejamento para as eleições 2010
Os dados do planejamento operacional da Segurança Pública para as eleições 2010 foram apresentados em coletiva à imprensa nesta terça-feira (21.09), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e os representantes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Todos os municípios do Estado, exceto os que possuem unidades da Polícia Federal, terão atendimento da Polícia Judiciária Civil. Ao todo serão 135 delegados, 208 escrivães e 920 investigadores atuando no dia das eleições, totalizando 1.263 policiais civis envolvidos no pleito eleitoral.
A Polícia Civil deverá agir na apuração e coleta de provas dos possíveis crimes eleitorais. As delegacias deverão reforçar seus plantões e os demais servidores permanecerão de sobreaviso.
Em Cuiabá, a Central de Plantão atenderá os flagrantes de crimes habituais e os três Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) os flagrantes de crimes eleitorais.
Em Várzea Grande, o Cisc Parque do Lago atenderá os flagrantes habituais com reforço de policiais para atender os crimes eleitorais. Serão deslocados policiais (delegado, investigador e escrivão) para os municípios da Baixada Cuiabana. Dezoito delegados estarão atuando na região Metropolitana e 34 serão remanejados para o interior do Estado.
A Polícia Militar vai disponibilizar 4.128 policiais militares e empenhar 320 viaturas, sendo 291 carros e 29 motos. Do total de militares, 2.357 estarão envolvidos diretamente nos locais de votação. O restante, 1.771, estarão nas ruas e também darão apoio nas ocorrências relacionadas ao dia da votação.
Os militares realizarão o policiamento ostensivo a pé, motorizado, em todos os locais de votação, além de rondas nos locais de apuração dos votos, cadeião e unidades prisionais.